Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
A metodologia do Selo ajuda os empresários a saberem onde estão as principais falhas de gestão do restaurante. Foto: VisualHunt.
| Foto: Visualhunt

Nos últimos meses, restaurantes de Curitiba têm publicado em suas redes sociais comunicados informando que o nome de seus estabelecimentos estão sendo usados em golpes por telefone ou mensagem. E a cada semana, os golpistas têm feito tentativas em novos restaurantes e empresas.

As pessoas recebem uma ligação, mensagem no WhatsApp ou mesmo no Instagram informando que ganharam um voucher, uma promoção, ou um jantar em um sorteio realizado pela casa. Para "validar" o prêmio, pedem os dados pessoais e de telefone.

Pelo menos sete estabelecimentos de Curitiba foram alvos do golpe até o momento, como os restaurantes do Grupo Victor, o Novo Madalosso, o Mukeka, o Terrazza 40, o Vindouro e o Botanique Café, o restaurante C' La Vie. O Bom Gourmet também foi vítima. Com um perfil falso no Instagram (oficial_bom_gourmet) começaram a mandar mensagem inbox sobre promoções, pedindo dados que resultam em clonagem do WhatsApp das vítimas. O Instagram verdadeiro do Bom Gourmet é @gpbomgourmet

Mesmo com o baixo movimento nos restaurantes que permanecem abertos durante a pandemia, o golpe tem sido aplicado com frequência: nesta semana, o restaurante panorâmico Terrazza 40 recebeu três ligações de clientes para verificar se a promoção era real. O mesmo já tinha ocorrido no final de março com outros dois clientes.

Em todas elas, um suposto assessor ou gerente diz que a pessoa ganhou um jantar e que vai mandar o voucher pelo WhatsApp, e que ela deve informar a ele o número de confirmação. No entanto, este é o código usado para que golpistas consigam clonar a conta do aplicativo da vítima, modalidade que tem se tornado muito comum nos últimos anos.

Segundo Marcelo Campos, gestor estratégico do Terrazza 40, não há nenhuma campanha de descontos, vouchers ou similares em andamento, apenas um sorteio que ainda será realizado.

"Já fomos alvo de alguns golpes e novamente estão usando o nosso nome. Pedimos que todos fiquem atentos e que continuem nos avisando e comunicando a cada nova tentativa. Todas as nossas ações promocionais são comunicadas nas nossas páginas oficiais", explicou ao Bom Gourmet.

Mensagem SMS

Um golpe semelhante ocorreu em meados de março com os Restaurantes Victor, e a administração soube a partir de dois clientes que entraram em contato. O golpista prometia três pratos do cardápio para o ganhador e cinco acompanhantes. Além de receber a ligação, as pessoas recebiam um código via SMS para dar mais veracidade ao golpe.

Há, no entanto, diferentes ações promovidas por restaurantes de Curitiba durante esse período em que a maior parte dos estabelecimentos precisou fechar preventivamente – alguns adaptaram seus serviços e produtos, outros foram beneficiados por ações voluntárias de terceiros, como divulgação e plataforma de delivery gratuitas.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]