Thumbnail

Camarão Champagne, um dos pratos do icônico restaurante Ile de France, agora em novo endereço.

Restaurantes

Icônico restaurante Ile de France estreia em novo endereço e renova tradição

Guilherme Rodrigues, colunista do Bom Gourmet
09/02/2022 12:58
Fui jantar no Ile. Ritual antigo, como de tantos curitibanos que apreciam a boa mesa. Mas desta vez, em janeiro, tive de ir à Avenida Batel e não mais ao endereço tradicional, da Praça 19 de Dezembro, onde o Ile de France reinou como o restaurante francês de maior fama e glamour de Curitiba desde 1957. Agora, é a vez do novo Ile de France.
As coisas mudam. Resignei-me, pois muitas vezes podem até mudar para melhor. Dirigi-me então ao número 1.550 da Avenida Batel.
Um dos ambientes do novo Ile de France.
Um dos ambientes do novo Ile de France.
Próximo à porta , o sorriso largo e a generosa hospitalidade do Sílvio nos acompanha à entrada. Só rever o bom astral e presteza do Sílvio e a emblemática imagem da Torre Eiffel sobre o restaurante já desanuviou qualquer inquietação sobre o que nos esperava lá dentro.
Passada a porta, um salão acolhedor, atmosfera cozy, com bar, mesas, decoração mais moderna e uma lareira, tudo de muito bom gosto, acena às boas-vindas com ares do Île.
Adiante chega-se à famosa escadaria de tapete vermelho, por onde ascende-se ao salão superior, agora à imagem e semelhança dos antigos salões, com suas vistosas e confortáveis cadeiras vermelho vinho ao redor das mesas com porcelanas, talheres e cristais, perfeitamente dispostos sobre as impecáveis toalhas brancas. Ambiente em perfeita sintonia com o do antigo endereço.

Excelência no atendimento

Outro salão mais reservado resgata o clássico estilo de bistrô francês.
Outro salão mais reservado resgata o clássico estilo de bistrô francês.
Junto à mesa, o Helman assume o comando com a brigada de salão. Serviço perfeito, muito atencioso, no tempo certo, cordial, suave e estimulante durante todo o repasto – aliás, marca registrada da casa.
A carta de vinhos ainda está em construção, como avisa desde logo Helman. Mas já tem boas opções. Além disso, o cliente pode levar vinho, custeando nesse caso a “rolha”, o que é bem razoável.

Escolhas da noite

Outro clássico do Ile de France é o Steak au Poivre, que chega à mesa com os acompanhamentos separados.
Outro clássico do Ile de France é o Steak au Poivre, que chega à mesa com os acompanhamentos separados.
Vieram os petiscos habituais de aperitivo, dentre eles o patê Maison, em grande forma, de pedir mais, como de fato pedimos.
O tentador cardápio incita com os grandes pratos da cozinha francesa que fizeram a fama do Ile e a delícia dos clientes. Difícil escolher, dá vontade de pedir todos...
Em três à mesa, selecionamos de entrada Escargots à Bourguignon e Coquetel de Camarão. Estavam perfeitos, no melhor que se pode querer.
De prato principal, o icônico Steak au Poivre, Tournedos Béarnaise e Duo de Camarões com Vieiras. De novo a surpreendente qualidade dos pratos, suculentos e perfumados, muito equilibrados, com excelente frescor, precisão e charme.
Crepes Suzette e Crème de Framboise  de sobremesa encerraram com chave de ouro. Afinal, no comando da cozinha está o Mauro, há 18 anos no posto, sabe do riscado.

Tradição renovada 

Marca registrada do restaurante, a réplica miniatura da Torre Eiffel também está na fachada do novo endereço.
Marca registrada do restaurante, a réplica miniatura da Torre Eiffel também está na fachada do novo endereço.
O Ile não podia estar melhor.  Sua alma está inteira ali no novo endereço.
Quem for encontrará, agora na Avenida Batel, a inspirada criação de M. Émile Decock, tão bem perenizada e valorizada pelo seu filho Jean Paul Decock através dos tempos.
Um grupo de investidores capitaneados por Bruno Miraglia e Marcia Oliveira, ao lado de Jean Paul Decock, são os condutores desse auspicioso renascimento do grande restaurante. Anuncia-se que abrirá também para almoço nos próximos meses.
Parafraseando um célebre cronista a respeito de outro célebre restaurante de Curitiba, que havia mudado de endereço há cerca de 30 anos, vale confirmar e registrar que o Ile também mudou -- mas só de endereço.
O novo Ile de France está grandioso, inspirador e charmoso, com a personalidade de sempre, agora rejuvenescida. Inicia quiçá uma das melhores e mais inspiradas fases de sua existência.
Que, desejamos, seja longa e bem sucedida, para o deleite da grande e cada vez maior família de seus ávidos frequentadores.
Serviço:
Ile de France

Av. do Batel, 1.550, Batel. Abre de segunda a sábado, das 18h30 às 23h. Reservas e informações: (41) 3223-9962 / 3232-7220 / @iledefranceoficial.