i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Denominação de Origem Protegida

Pizzaria em Curitiba traz para o cardápio “a verdadeira margherita”

  • PorMonique Portela, especial para o Bom Gourmet
  • 26/11/2020 15:56
Pizzaria em Curitiba traz para o cardápio “a verdadeira margherita”
| Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

Quem visitar o Madá Pizza & Vinho, em Curitiba, encontrará duas margheritas no cardápio. Ambas seguem à risca o método napolitano: são assadas em alta temperatura, contam com massa de fermentação longa e natural, além de insumos de qualidade. O que as diferencia são as três letras que seguem uma das opções: DOP. A sigla, que significa Denominação de Origem Protegida, refere-se a uma certificação da União Europeia que garante a origem e a tradição dos ingredientes.

<<< IGP, DOP, DOC, AOC: saiba o que significam essas siglas?

“O que eu fiz foi trazer vários ingredientes que têm essa denominação para mostrar a diferença que faz a gente utilizar produtos excelentes”, explica Jorge Mariano, chef do Madá. “Já utilizamos normalmente insumos de excelente qualidade, mas é interessante perceber que sempre tem alguma coisa ainda melhor”.

Insumos de origem

| Fernando Zequinão

As duas pizzas levam molho de tomate, muçarela, manjericão e azeite de oliva. Mas na versão DOP, cada ingrediente vêm de uma região específica, escolhida a dedo por conta de seu terroir. O tomate, por exemplo, é importado da região de San Marzano, na Itália. Produzido em solo vulcânico, o resultado é uma variedade menos aquosa, mais doce e suculenta. Os tomates são safrados, chegam em latas numeradas e, na pizza, vira um molho crudívoro saboroso, batido apenas com sal. Já a muçarela é do tipo fior di latte, produzido pela Mozzarellart, em Curitiba. Seu trunfo está na cremosidade, no forte sabor de leite e no frescor do produto artesanal.

Diferentemente da pizza tradicional da casa, que leva ainda grana padano, a DOP recebe um parmigiano-reggiano, que é um parmesão tradicionalíssimo, importado com 24 meses de cura. “Ele já traz aquela cristalização do sal dentro do queijo, então você tem uma textura super agradável, além de um sabor acentuado de umami”, comenta Jorge. Para finalizar, azeite de oliva da Úmbria, que é uma das principais regiões produtoras de azeite da Itália. De sabor potente e certa picância, ele é acrescentado apenas depois que a pizza sai do forno, para que não sofra com as altas temperaturas.

A pizza margherita DOP está no cardápio por tempo limitado na unidade do Centro, e custa R$ 69 em tamanho individual.

Serviço:Madá Pizza & Vinho
R. Saldanha Marinho, 1230, Centro, Curitiba
R. Dr. Brasílio Vicente de Castro, 111, Campo Comprido

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.