i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Corpus Christi

Maioria dos restaurantes e bares de Curitiba funciona normalmente no feriadão

Depois de uma semana difícil por causa da greve dos caminhoneiros, bares e restaurantes da capital abrem em horário normal no feriadão e planejam brindes e descontos para atrair a clientela

  • PorTalita Boros Voitch
  • 31/05/2018 08:24
Prato de macarrão do Chef Felipe Miyake do La Varenne
Prato de macarrão do Chef Felipe Miyake do La Varenne| Foto: Ana Gabriella Amorim

A greve dos caminhoneiros afetou significativamente os bares e restaurantes de Curitiba nesta semana. Alguns sofreram com o desabastecimento de gás e ingredientes, enquanto outros com o baixo movimento causado pela falta de combustível que atingiu os curitibanos.

No feriadão de Corpus Christi, a partir desta quinta-feira (31), a maioria dos estabelecimentos da capital vai abrir normalmente até domingo. Para reverter o baixo movimento da última semana, alguns estão inclusive oferecendo descontos e brindes ou criaram eventos para atrair o público.

A Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) informou que por causa do cancelamento das aulas nesta semana, muitos restaurantes conseguiram adaptar o estoque de alimentos que tinham para abrir no feriado. “As empresas de gás nos informaram que irão trabalhar no feriado e final de semana para atender os restaurantes. O nosso receio serão os preços dos insumos que virão na próxima semana”, afirmou o diretor da entidade, Luciano Bartolomeu.

Segundo Fábio Aguayo, presidente da Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) , a expectativa é positiva. “Estamos estimulando as pessoas a visitarem nossos locais e estamos otimistas na recuperação do setor daqui em diante mesmo com toda adversidade”, disse Aguayo.

Como o abastecimento não foi totalmente normalizado, a falta de alimentos pode limitar o número de pratos dos cardápios. Como no La Varenne, que por falta abóbora não está servindo o rigatoni, que é recheado com o fruto. O restaurante informou que não há previsão de chegada do ingrediente, mas que vai funcionar normalmente durante o feriado.

A recomendação do Bom Gourmet é: entre em contato com o restaurante que você pretende almoçar ou jantar com a sua família para garantir que ele estará atendendo em horário normal e se há restrições no cardápio pela falta de alguns ingredientes.

O Madalosso funciona normalmente tanto para almoço (das 11h30 às 15h) quanto para o jantar (das 19h às 23h) nesta quinta-feira e durante todo o feriado. O restaurante não sofreu com o desabastecimento porque havia reposto o estoque de alimentos e gás antes da greve começar.

Pratos tradicionais do restaurante Madalosso. Foto:  Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Pratos tradicionais do restaurante Madalosso. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo.

O Dom Antônio e o Veneza, também em Santa Felicidade, funcionam normalmente, a partir das 11h30, no feriado. Marcos Godoi, um dos proprietários do Veneza, relatou que teve dificuldades de encontrar ingredientes, mas que foi feito um esforço para não alterar o cardápio. “Foi bem corrido para conseguir tudo, tivemos que pagar mais caro, mas deu tudo certo e vamos manter o mesmo preço”, afirmou.

O Quintana, no Batel, também abre normalmente, das 11h30 às 15h30 no feriado. Apesar de servirem muitos pratos com verduras e legumes, o restaurante informou que está com o cardápio completo, sem restrições por conta das paralisações dos caminhoneiros e problemas de abastecimento.

O Mercado Sal, vila gastronômica no Portão, oferece 10% de desconto em todas as 40 operações para atrair mais clientes nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1). O Paraguassu Grelhados, no Juvevê, vai dar um caldinho de feijão para quem for de bicicleta almoçar, justamente para tentar atrair quem não está com sobra de combustível no carro e mora na região.

MercadoSal, vila gastronômica no Portão, vai dar 10% de desconto para os clientes no feriado. Letícia Akemi/Gazeta do Povo
MercadoSal, vila gastronômica no Portão, vai dar 10% de desconto para os clientes no feriado. Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Leticia Akemi

A Ca’dore funciona normalmente das 12h30 às 23h no feriado de Corpus Christi. A vila gastronômica foi um dos estabelecimentos de Curitiba que decidiu fechar as portas em alguns dias desta semana para economizar insumos e gás para funcionar no feriadão, dias de maior movimento. Assinantes do Clube Gazeta do Povo têm 20% de desconto todos os dias nas operações da Ca’dore.

O Pátio Faivre, vila gastronômica no Centro, também abre em horário normal durante o feriadão prolongado, de quinta à sábado, das 11h às 23h. O Street 444, no Rebouças, funciona das 17h nesta quinta e sexta-feira e no sábado a partir das 16h.

O Olivença Cozinha Ibérica, no Batel, abre normalmente para o almoço no feriado, a partir das 12h às 16h. O Terra Madre, no Bigorrilho, abre às 19h (horário normal) para o jantar desta quinta-feira.

O Barista Coffee Bar funciona em horário especial na quinta de feriado, das 10h às 18h. Nos outros dias, o funcionamento será normal.

O Cadillac Pub abre mais cedo nesta quinta-feira, a partir das 11h, com o aniversário da cachorrinha Fridda, mascote da Cãolinarista, que arrecadará alimentos para ONGs de animais abandonados. Nos outros dias, o horário de funcionamento será normal.

>>Dois em cada dez restaurantes do PR devem fechar as portas até o fim do ano, diz Abrasel

>>Receitas de macarrão, panqueca e lasanha que usam poucos ingredientes

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.