Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Vieiras, melancia e pó de cogumelos lactárius. Foto: Divulgação
Vieiras, melancia e pó de cogumelos lactárius. Foto: Divulgação| Foto: Rodrigo Torrezan

O Manu, restaurante da chef Manu Buffara, no Batel, em Curitiba, ganhou o One to Watch Award (“Para Ficar de Olho”) na edição deste ano dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina (Latin America’s 50 Best Restaurants 2018). O prêmio é uma menção-honrosa, uma espécie de “restaurante-revelação”, e sinaliza o estabelecimento que tem potencial para entrar na lista dos melhores restaurantes nos próximos anos.

O The World’s 50 Best Restaurants é uma das publicações mais prestigiados da gastronomia internacional e elege anualmente os 50 melhores restaurantes do Mundo, da América Latina e da Ásia.

É a primeira vez que um restaurante da Região Sul do Brasil recebe o reconhecimento One to Watch Award desde o lançamento do ranking na região em 2013. Nos anos anteriores os restaurantes vencedores foram o Remanso do Bosque, do chef Thiago Castanho (2013), em Belém, Brasil; Ambrosía, de Santiago, no Chile (2014); I Latina, de Buenos Aires, na Argentina (2015); Alcalde de Guadalajara, no México (2016); e o restaurante Oro, do chef Felipe Bronze, no Rio de Janeiro, Brasil (2017).

A lista completa com os nomes dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina será revelada em cerimônia no dia 30 de outubro, em Bogotá, na Colômbia. Na ocasião, a chef Manu Buffara também receberá o prêmio One to Watch.

>>> Alex Atala diz que chef Manu Buffara é sua aposta nos últimos anos

Dar voz a Curitiba

A chef Manu Buffara destaca a importância do prêmio para Curitiba. “Não somos uma cidade reconhecida no Brasil como destino gastronômico e temos muita coisa para mostrar. O prêmio dá voz a isso. Ao estado, às pessoas e tudo o que temos aqui. Assim vamos dar voz a esse discurso gastronômico local para atingirmos mais pessoas”, diz.

Chef Manu Buffara. Foto: Divulgação.
Chef Manu Buffara. Foto: Divulgação.| Hana Lidia

Além disso, Manu afirma também que o prêmio servirá para inspirar outros profissionais de cidades fora do eixo Rio-SP. “Agora podemos mostrar que é possível sim construir um trabalho, com cultura e produtos locais, sem estar nessas cidades”, avalia.

A categoria vencida por Manu é elaborada a partir de uma lista de restaurantes que não entraram para os 50 melhores, mas receberam votos na última rodada de votação. O prêmio é votado por mais de 250 especialistas independentes do setor de restaurantes e gourmets bem viajados de toda a América Latina.

>>> Manu Buffara é chef 5 estrelas do Prêmio Bom Gourmet 2018

Manu e a cozinha autoral

Nascida em Maringá, Norte do estado, a chef Manu Buffara viajou o mundo e trabalhou com cozinheiros renomados como o dinamarquês René Redzepi (Noma) e Grant Achatz (Alinea, nos Estados Unidos) antes de se fixar em Curitiba.

Em 2011, abriu o Manu, onde coloca diariamente sua alma e coração na chamada cozinha autoral, com foco em produtos locais e sazonais. De sua cabeça e criatividade surgem pratos que são uma experiência de sabores e sentidos. E, nesta proposta de valorizar os ingredientes locais, Manu está envolvida com a Horta Comunitária do Rio Bonito, um espaço no Tatuquara em que cem famílias plantam para o próprio consumo.

O restaurante serve apenas menu-degustação. São duas opções, a tradicional e outra vegana/vegetariana, que só é servida mediante reserva. Ao todo, são 15 snacks comidos com as mãos, divididos em três temas – horta, campo e mar. Depois de 12 a 13 pratos. Os dois menus custam R$ 235 + R$ 197 opcional de harmonização com fermentados produzidos no restaurante, cervejas e vinhos naturais.

Todos os pratos do menu são cuidadosamente curados a partir de ingredientes do Sul, incluindo o macarrão de milho e um prato de ostra de morangos nativos e raspadinha de limão, destacado pela publicação.

O Manu ganhou notoriedade no cenário gastronômico brasileiro, segundo o ranking, por sua originalidade, técnica e sofisticação.

>>> Hortas da periferia transformam dia a dia de cozinhas premiadas em Curitiba

Serviço

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]