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A Ragú Rotisseria abriu loja pop-up em Caiobá em parcerias com outras marcas de Curitiba.
A Ragú Rotisseria abriu loja pop-up em Caiobá em parcerias com outras marcas de Curitiba.| Foto: Divulgação

Empreendedores gastronômicos curitibanos, prevendo um aumento de fluxo de turistas para o litoral nesta temporada de verão, resolveram ir atrás do cliente e “desceram a serra”. E os modelos escolhidos para operar a gastronomia no litoral são variados: lojas temporárias (os pop-ups), deliverys e até grandes investimentos.

De olho nesse público, a Ragú Rotisseria & Co. investiu em uma loja pop-up em Caiobá (PR). A praia de Matinhos foi escolhida pela marca por equilibrar um bom público, tanto os que se hospedam no local quanto pela circulação de turistas da região. “É um projeto para testarmos o mercado e entendermos se é viável. Até agora, o resultado está sendo muito bom”, afirma Fernanda Zacarias de Alencar, chef e restaurateur da Ragú. “Muito provavelmente iremos repetir a experiência na próxima temporada”.

A produção da rotisseria é toda feita em Curitiba. Mesmo assim, o cliente encontra no litoral uma grande variedade de pratos prontos, desde antepastos e entradas, até pratos completos de massas, carnes, frutos do mar e aves, como bobó de camarão, moqueca de camarão, mignon poivre e mignon dijon.

“O que a gente percebeu foi que os campeões de venda são os mesmos de Curitiba, pois o cliente que estamos atendendo na praia são, na maioria, da capital”, avalia a restaurateur.

Ela explica que outra forma que encontraram para manter a operação enxuta foi firmar parcerias coms marcas de Curitiba, oferecendo aos clientes um mix variado em um só local. Desceram para o litoral com a Ragú a All Wine Vinhos, o Pépe Coquetéis (com drinks engarrafados), os chocolates da Luisa Abram, a padaria Requinte e as geleias da Zappa Geleias.

A pop-up store da Ragú Rotisseria & Co. fica na Praia Mansa – R. Ipiranga, 192, e atenderá no endereço até o dia 10 de março. Mais informações: @ragu.rotisseria

Do on-line para o físico

Outra marca curitibana que instalou uma loja pop-up em Matinhos foi a Abacazo. Especializada em cremes e vitaminas de abacate, a marca tem um diferencial: em Curitiba atende apenas por delivery. “A gente começou o negócio no início de 2021, em plena pandemia, atendendo apenas por delivery”, conta Lucas Veiga Maia, proprietário da Abacazo, que é uma das selecionadas na categoria Prato/Ingrediente Único do Prêmio Bom Gourmet 2021. A marca expandiu para outras frutas, viu o negócio crescer e resolveu apostar na oportunidade de seguir seu cliente até o litoral.

gastronomia litoral

“É a nossa primeira experiência em atender o cliente presencialmente. Foi uma aposta que está se provando muito certeira”, conta o empresário, revelando que as vendas na loja física estão superando as expectativas. Tanto que já projeta planos para ter um endereço fixo no litoral paranaense.

A Abacazo em Matinhos fica na Rua Ipiranga 192, Caiobá, e também aceita pedidos pelos aplicativos de delivery e pelo WhatsApp. Atenderá no litoral até o fim de março. Mais informações: @abacazo.br

Porta a porta

A Bull Prime Carnes Nobres foi uma das pioneiras em ter espaços pop-up no litoral paranaense. Durante três temporadas, até 2019, teve um ponto fixo para restaurante e venda de produtos no Iate Clube de Caiobá. Para esta temporada, o experiente proprietário da marca, Marcos Canan, apostou em modelo diferente para atender a demanda por churrasco premium: o de entregas porta a porta para clientes que estão em Caiobá, Guaratuba e em Balneário Camboriú (SC).

gastronomia litoral

“As entregas para o Paraná saem de nossas lojas em Curitiba e, para Balneário Camboriú, as entregas são feitas a partir de Joinville”, explica. Os pedidos precisam ser agendados pelo Instagram ou por WhatsApp e as entregas são realizadas sempre às quintas-feiras. Segundo Canan, a marca entrega toda a sua linha de carnes in natura e de acompanhamentos e acessórios para churrasco.

“O cliente não precisa sair de casa para nada. Levamos os produtos muito bem embalados, em carro refrigerado, sem nenhum risco de perda de qualidade dos produtos”, ressalta.

O serviço de delivery da Bull Prime para o litoral irá funcionar até o carnaval. Mais informações: @bullprimecarnes

Invadindo SC

Já a Vino! - considerada uma das maiores redes de wine bars do país - foi um pouco mais longe: há dois anos abriu uma loja em Florianópolis, pouco antes da pandemia. Apesar dos percalços e dificuldades do período, o sucesso foi tanto que a marca já prepara duas novas operações para o litoral catarinense: uma em Balneário Camboriú (loja que já está em obras) e outra para Itapema. “Isso mostra que estamos muito confiantes em estar no litoral”, conta o empresário Raphael Zanette, um dos sócios do grupo.

gastronomia litoral

“Tivemos uma grande adesão do cliente local, mas recebemos muita gente de Curitiba, que está na cidade de férias ou só de passagem. Como conhecem a marca e a qualidade, sentem-se em casa”, avalia Raphael. Além de oferecer mais de 400 opções de vinhos diferentes, a casa segue o mesmo padrão das demais unidades, com um menu de gastronomia italiana, com porções para compartilhar e pratos principais, além de sobremesas.

Segundo Raphael, o sucesso no litoral se deve à uma mudança de comportamento no consumidor de vinhos, que nos últimos anos passou a apreciar brancos e rosés. “É um perfil de público mais jovem que consome muito esses tipos de vinho. E são rótulos que tem tudo a ver com essas cidades, com praia e com calor”, avalia.

A Vino! Floripa fica na Rodovia José Carlos Daux, 5.500, Saco Grande. Mais informações: @vinofloripa

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