Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Guia contra o coronavírus: o que restaurantes de Porto Alegre estão fazendo?
| Foto:

A pandemia de coronavírus está mostrando à população que os cuidados com higiene e  com o convívio social são as melhores formas de se prevenir a transmissão. Por isso, bares e restaurantes de Porto Alegre estão intensificando seus protocolos de limpeza e aumentando os espaços dos salões.

Nos restaurantes estão sendo distribuídos álcool em gel para clientes e funcionários, segundo orientação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para assegurar consumidores dos cuidados tomados, a entidade também lançou o selo "Restaurante Responsável", para identificar estabelecimentos que aderiram às medidas preventivas de combate ao vírus.

“Incentivamos o empresário a buscar alternativas neste período e a tele-entrega acaba sendo uma delas. Inclusive, que já está crescendo”, diz a presidente da Abrasel-RS, Maria Fernanda Tartoni, que também é proprietária do Tartoni Ristorante.

Segunda Raqueli Baumbach, diretora administrativa do Ratskeller Baumbach, de Porto Alegre, a casa vai intensificar o delivery com a logo: “Leve o Ratskeller para casa”. Da mesma forma, a Churrascaria e Galeteria Komka também vai priorizar operações de tele-entrega durante esta semana.

Já no caso do Iaiá Bistrô, além de ofertar a tele-entrega, também irá realizar pedidos por telefone, mas que o cliente pode pegar no restaurante. “Inclusive, entregamos no carro, se o cliente preferir não entrar no estabelecimento”, diz Daniela Craidy, sócia proprietária do Iaiá Bistrô.

Esta opção de retirar a comida no restaurante, conhecida por “take-away”, permite ampliar o cardápio disponível para pronta-entrega: “Alguns pratos não têm margem para oferecermos a tele-entrega, mas nessa modalidade fica vantajoso para todo mundo”, diz Craidy.

Não há nenhuma medida que impeça a operação de bares e restaurantes de Porto Alegre, nem do Rio Grande do Sul. A prefeitura da capital suspendeu, na noite de segunda-feira (16) as aulas do ensino público e privado, eventos culturais acima de 100 pessoas e dispensou servidores públicos acima dos 60 anos.

O que você pode fazer: 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o coronavírus pode ser evitado de diversas formas. Lavar as mãos várias vezes ao dia, e de maneira prolongada, é uma das orientações dos infectologistas, por exemplo.

A etiqueta da tosse e espirros, principalmente em lugares com circulação de pessoas, é fundamental.  A OMS aconselha a população a colocar o braço na frente da boca (tosse) ou nariz (espirro) e depois fazer a limpeza da área. Porém, apenas dois grupos têm necessidade de usar máscaras cirúrgicas: profissionais de saúde e pessoas com problemas respiratórios - febre, mal-estar, espirro e tosse

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]