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Paulo Roberto Canabrava, em frente ao Samba Brazil Eatery.
Paulo Roberto Canabrava, em frente ao Samba Brazil Eatery.| Foto: Divulgação

Decorado com imagens que remetem ao Brasil, o Samba Brazil Eatery, localizado em Toronto, no Canadá, só toca música brasileira - principalmente o samba de raiz. No cardápio, o carro chefe é o brasileiríssimo pastel crocante, frito por imersão na gordura. No local, também são servidos outros quitutes tipicamente brasileiros: sanduíche de carne louca, pão com linguiça, empadinha, risoles, brigadeiro, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e pudim de leite. Além, é claro, de um dos salgados mais populares por aqui: a coxinha.

O responsável por levar esse conceito para o hemisfério norte é empresário paranaense Paulo Roberto Canabrava, que queria popularizar a comida brasileira - aquela de rua, de feira, que encontramos de norte a sul do Brasil - em território canadense. No Samba Brazil Eatery a ideia é servir comida rápida, mas com qualidade e com sabores brasileiros, como carne seca e queijo coalho. “É comida de verdade, com ingredientes selecionados e tudo fresco, produzido na hora”, conta Canabrava.

Conseguir alguns ingredientes para reproduzir as receitas, por sinal, foi um dos desafios enfrentados pelo empresário quando decidiu apostar no conceito. “Aos poucos eu fui descobrindo onde conseguir alguns itens que não existem no Canadá, como a carne seca”, diz. De acordo com o empresário, foi necessário fazer algumas adaptações. "Mas a carne seca é igualzinha à brasileira, produzida por um pernambucano radicado no Canadá", revela.

O pastel foi o primeiro produto da lanchonete e o mesmo conceito - ser popular no Brasil inteiro - foi utilizado na definição do nome da casa. “Todo o brasileiro sabe o que é samba e é um ritmo tocado em todos os cantos do nosso país”, afirma Canabrava. Além disso, é inegável que a palavra e o ritmo também são mundialmente conhecidos.

Pastel do Samba Brazil Eatery. (Foto: Divulgação)
Pastel do Samba Brazil Eatery. (Foto: Divulgação)

E, se no início a clientela era toda de brasileiros que queriam matar a saudade de casa, hoje o Samba Brazil Eatery vem conquistando o paladar dos canadenses, que já representam cerca de 30% dos clientes do estabelecimento. “Desbravar um mercado completamente novo, é bastante desafiador. Mas tem sido muito gratificante despertar o interesse do público canadense pelo Brasil”, comemora o empresário. Segundo ele, muitos canadenses que vão ao local ficam curiosos sobre o país, querem saber mais sobre a cultura e os hábitos brasileiros.

Trajetória

Depois de vender seu restaurante no Brasil - o Picanha Brava, que funcionou por mais de 15 anos em Curitiba - Paulo Roberto Canabrava partiu com a família para o Canadá, em busca de novos desafios.

O empresário reforça a ideia de que Toronto é uma cidade cosmopolita, marcada pela mistura de culturas, que acolhe imigrantes de todos os cantos do mundo, o que resulta em uma gastronomia multicultural, com restaurantes típicos de diversos países.  “Aqui a gente encontra pessoas de muitos lugares do mundo e tem a oportunidade de conhecer culturas e comidas típicas de lugares que, no Brasil, muitas vezes sequer sabemos que existem. Por isso queria abrir um negócio por aqui e percebi a oportunidade de trazer esse conceito brasileiro”, afirma Canabrava. 

No Canadá, o empresário fez pós-graduação em negócios internacionais e percebeu uma oportunidade dentro desse mercado gastronômico cosmopolita. “Queria algo que fosse consumido em todo o Brasil e que fosse rápido, porque o canadense quase não para no almoço. Aí tive a ideia de fazer pastel. Afinal, pastel é pastel em qualquer lugar do Brasil. É simples, rápido e saboroso”, explica. 

Pudim de leite e outros doces brasileiros integram o cardápio. (Foto: Divulgação)
Pudim de leite e outros doces brasileiros integram o cardápio. (Foto: Divulgação)

Com DNA brasileiro, o Samba Brazil Eatery está conquistando espaço no Canadá, o que faz Canabrava já estudar a possibilidade de expandir o negócio e levar o sabor brasileiro para mais canadenses e conterrâneos também. “Estamos em processo de abrir para franquias e buscando investidores”, finaliza o empresário.

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