Restaurantes
Starbucks abrirá primeira loja no Sul do país em outubro
Após quase 13 anos de operação no Brasil, a rede norte-americana de cafeterias Starbucks anunciou, nesta quinta-feira (1), que abrirá a primeira unidade na região Sul do país. A nova loja será no novo Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC), prevista para começar a funcionar no dia 1º de outubro.
O anúncio foi feito junto da Floripa Airport, concessionária que está construindo o novo terminal desde o começo do ano passado. Serão três lojas da Starbucks dentro do aeroporto catarinense: uma na área de check-in, uma no embarque e outra mais ampla no Boulevard 14/32, uma área de lazer e entretenimento em construção em frente ao terminal, com um terraço panorâmico para a pista do aeroporto.
Segundo comunicado da rede, cada uma das lojas terá a identidade tradicional da marca mesclada com elementos da cultura local, além de um cardápio com opções já conhecidas como cafés quentes e gelados, grãos 100% arábica e clássicos como cinnamon roll e muffin de mirtilo.
Claudia Malaguerra, diretora geral da Starbucks no Brasil, afirma que a escolha de Florianópolis para a primeira unidade da rede na região Sul se deu principalmente por conta da grande movimentação de turistas. A cidade é um importante polo turístico do país, segundo a executiva.
“Além dos consumidores da região, espera-se mais de quatro milhões de pessoas transitando anualmente pelo Floripa Airport. Nós estaremos à disposição para receber cada uma delas com um sorriso no rosto e uma boa xícara de café”, completa.
Já Tobias Markert, CEO da Floripa Airport, disse que os preços praticados pela Starbucks e outras operações serão os mesmos de lojas em shoppings centers – normalmente os serviços de alimentação em aeroportos são mais caros do que em outros lugares.
Expansão
Apesar deste anúncio, a Starbucks não informou quais devem ser as próximas aberturas na região. A rede diz, em comunicado, que a inauguração no terminal “consolida a continuidade do plano de expansão da marca no mercado local, liderada desde 2018 pela SouthRock, parceiro licenciado exclusivo da marca no país, que vem estudando o comportamento de diversos mercados brasileiros no intuito de embasar o plano de expansão da rede de cafeterias em um dos principais países produtores de café do mundo”.
A Starbucks chegou ao Brasil em 2006 e já soma mais de cem lojas em 14 cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Além de uma unidade da cafeteria estadunidense, o Aeroporto Internacional de Florianópolis também terá operações das marcas Nescafé, Burger King, Pizza Hut e Subway.