Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
gastronomia rural
Casa Dobis é reduto da gastronomia rural.| Foto: Laertes Soares/Divulgação

Rodar o mundo para descobrir que o melhor lugar é aqui e agora. Esse é o resumo da trajetória do chef ponta-grossense Dobis, que após quase 30 anos de estrada – 14 deles nos Estados Unidos –, encontrou o espaço perfeito para expressar a sua paixão pela gastronomia rural no Brasil: a chácara de sua família, onde viu seu avô plantar araucárias quando tinha 15 anos, agora transformada na plataforma de experiências gastronômicas rurais Casa Dobis.

Localizada em Teixeira Soares, a 20 minutos de Ponta Grossa, a propriedade é da família Dobis há mais de um século e sempre esteve nos planos do chef. Há cinco anos, quando ele já havia retornado da Austrália ao Brasil, a estrada até a chácara foi melhorada e a ideia de receber grupos de pessoas para vivências gastronômicas "da horta à mesa" começou a sair do papel. “É a ênfase em produtos de boa qualidade, geralmente orgânicos e colhidos na hora. Enfim, é comida de chácara de alta qualidade, preparada da maneira mais natural possível para preservar o sabor”, explica.

gastronomia rural
Os produtos das experiências da Casa Dobis são colhidos na própria propriedade. Foto: Laertes Soares/Divulgação

Quando veio a pandemia, o chef arregaçou as mangas e passou a aproveitar os períodos menos rígidos de quarentena para testar as possibilidades da chácara em diferentes configurações. Ao longo do último ano, a Casa Dobis já sediou eventos empresariais, workshops, almoços-show e a primeira edição do Chef's Table Paraná, que reuniu 25 chefs de Curitiba cozinhando em parrillas e forno a céu aberto.  A segunda edição do evento, aliás, já tem data marcada: dia 14 de março, com mais um caldeirão de sabores.

O belo visual da chácara também foi incluído no pacote. Em parceria com o fotógrafo Laertes Soares, a Casa Dobis também faz as vezes de estúdio para ensaios fotográficos, com ênfase em campanhas de gastronomia rural, sempre trazendo os produtos retratados para um contexto rústico, de chácara.

Vivência e gastronomia rural

Após experimentar as diferentes configurações possibilitadas pela Casa Dobis, o chef sente ter chegado ao formato perfeito de experiência que deseja proporcionar a quem visita sua chácara: as vivências gastronômicas. A partir de março, quando a Casa Dobis será oficialmente inaugurada, ela passa a ser uma plataforma de experiências de gastronomia rural.

Grande entusiasta da comida rústica, feita a partir de métodos tradicionais artesanais, com respeito à sazonalidade dos ingredientes, Dobis passou a combiná-la às técnicas que aprendeu na Le Cordon Bleu de Sydney, na Austrália, e trabalhando ao lado de chefs estrelados mundo afora. "Gosto de usar essas metodologias de um jeito rústico, que é como o pessoal entende. Quando voltei para o Brasil, há seis anos, achavam que eu era metido por causa da comida que eu fazia. Quando fiz a mesma comida usando brasa, de repente, virei gente boa! Mas faz sentido, porque as pessoas se sentem melhor em casa, com o que elas conhecem", explica.

O ambiente da Casa Dobis tem inspiração em casas de fazenda. Foto: Laertes Soares/Divulgação
O ambiente da Casa Dobis tem inspiração em casas de fazenda. Foto: Laertes Soares/Divulgação

A experiência consiste em receber grupos de pessoas que chegam na chácara pela manhã e passam o dia participando de workshops com Dobis. "Elas começam conhecendo a propriedade, os animais da chácara, colhem verduras na horta e aprendem comigo como fazer uma salada bem apresentada, um risoto, uma quirera, uma carne grelhada", explica. Para finalizar a experiência, um happy hour com vinhos ou chope e pizza de fermentação natural com massa feita durante o dia.

De acordo com o chef, a agenda da Casa Dobis inclui ainda eventos que já haviam sido marcados, especialmente aos fins de semana, mas a intenção é intensificar cada vez mais as vivências de gastronomia rural, formato preferido pelos visitantes da chácara e pelo próprio chef. "Já era algo que as pessoas vinham pedindo, mas eu não tinha ninguém para cuidar da parte operacional. Com isso resolvido, posso fazer o que mais gosto, que é essa vivência gastronômica", conta.  

Chef Dobis usa todo o repertório construído em 30 anos de gastronomia nas experiências na Casa Dobis. Foto: Laertes Souza/Divulgação
Chef Dobis usa todo o repertório construído em 30 anos de gastronomia nas experiências na Casa Dobis. Foto: Laertes Souza/Divulgação

Serviço

Casa Dobis
Onde: Estrada José Kalinoski, 00, Contorno, Teixeira Soares, PR (20 minutos de Ponta Grossa).
Quando: de quinta-feira a domingo, das 9h30 às 22h.
Mais informações: @casa.dobis e pelo telefone (42) 99937-6257.

gastronomia rural
As araucárias da Casa Dobis são um espetáculo à parte. Foto: Laertes Soares/Divulgação
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]