Notas Báquicas

Bebidas

Os melhores Rioja que custam até R$ 150

Guilherme Rodrigues apresenta os sete rótulos mais bem pontuados na prova às cegas. O tinto espanhol vai muito bem com churrasco

por Guilherme Rodrigues  Publicado em 19/10/2015 às 22h
Compartilhe

Dentre os mais emblemáticos e prestigiados do planeta, os tintos da Rioja casam como poucos com as carnes. Sejam vermelhas, de aves, suínos ou caça. Especialmente nos churrascos. O segredo é a maciez, agregada a uma estrutura com taninos finos, acidez, profundidade, frescor e untuosidade. Também um frutado maduro elegante, sem exagero. Bem definidos e sápidos, têm mais o tempero do estágio em madeira – hoje em dia bem equilibrado.

A casta predominante é a Tempranillo, usualmente com pelo menos 60% do corte. As demais são Graciano, Mazuelo e Garnacha Tinta. Conforme a qualidade, podem receber mais ou menos tempo de “crianza” – estágio na adega do produtor. As denominações oficiais são: a) Rioja, pelo menos de um ano de estágio em barris; b) Crianza, pelo menos dois anos de estágio com ao menos um em barris; c) Reserva, pelo menos três anos de estágio e um ao menos em barris; d) Gran Reserva, pelo menos dois anos em barris e três em estágio.

Aliás, dado o ambiente em geral mais festivo dos churrascos, não faz muito sentido abrir rótulos especiais ou muito caros. Não que a Rioja não tenha vinhos sublimes e caríssimos. Mas nesses momentos a perfeição está em uma gama intermediária de tintos, de preço acessível, capazes de enaltecer os assados sem se sobrepor.

Selecionamos os melhores Riojas no mercado que custam até R$ 150. As 11 amostras, testadas na churrascaria Badida, mostraram-se em ótimo estado (salvo uma garrafa com problema na rolha), perfeitas com as carnes da grelha. Foram provadas às cegas. Destacamos os sete campeões. O serviço perfeito foi coordenado pelo gerente Aldenir Rodrigues e conduzido pelo sommelier Edson Rodrigues. Na grelha, o assador Noel Araújo pilotou os assados primorosos servidos após a avaliação dos vinhos.

***

Compartilhe

8 recomendações para você