• Carregando...

Harmonizar os elementos ácidos, picantes, doces e salgados pode parecer algo impossível de ser alcançado, mas é esta uma das principais características da culinária da Tailândia. Para chegar a essas combinações exóticas, são usados os mais diversos ingredientes e temperos, como capim-limão, coentro, gengibre e jasmim. O aroma destas especiarias marca tanto os pratos salgados quanto os doces.

O resultado é uma comida de sabores fortes, caracterizada pelo uso de molhos curry e pimentas, mas que é também leve e saudável. “Diferentemente da comida chinesa, é usado muito pouco óleo e fritura. No lugar, são utilizados molhos, como o de peixe e o de ostras. As massas também não tem glúten e usam-se muitos vegetais frescos”, conta André Camacho, um dos proprietários do restaurante Koh Thay, de Curitiba, que serve exclusivamente culinária tailandesa.

Como em outros pratos orientais, o arroz é a base da alimentação, sendo tão importante que a palavra é sinônimo de comida em tailandês. O cereal serve de acompanhamento para os mais diversos molhos. Ao contrário do arroz “papa” associado aos pratos chineses e japoneses, o tailandês é alongado e fino, conhecido como arroz jasmim.

“Os tailandeses comem o tempo todo, chegam a consumir meio quilo de arroz por dia. No centro das cidades existem barracas que preparam, na hora, a comida”, explica Yuri Ogurtsova, chef do do restaurante Espaço Asiático – Asian Spice. Além da importância culinária, a economia também é dependente do arroz: a Tailândia é a maior exportadora do mundo e utiliza 55% de sua área de plantio para este cereal.

Cultura e estilo

Ao contrário do modo ocidental, não se usam objetos cortantes à mesa, como facas. Em seu lugar entram os hashis (os conhecidos palitinhos japoneses) ou garfo e colher, uma vez que a idéia é não mutilar o alimento, apenas transportá-lo. Tal prática é uma influência direta do budismo, praticado por mais de 90% da população do país. É importante lembrar que a Tailândia foi o único país do sudeste asiático a não ser dominado ou colonizado por europeus – o que resultou em uma preservação da sua cultura tradicional.

O pad thai (macarrão de arroz acompanhado de camarão e legumes) é apontado tanto por Marcelo Amaral, do restaurante Lagundri, quanto por Valdeir Amorim, do Mei Jo, como o carro-chefe da culinária tailandesa. É o mais pedido e garantido para agradar os iniciantes nesta gastronomia. Para quem aprecia sabores diferentes, a dica de Ogurtsova, do Espaço Asiático, é o curry verde, que pode vir acompanhado com camarão, carne ou frango. Camarões servidos dentro de um coco seco é a sugestão de André Camacho.

Embora a culinária tradicional tailandesa possa parecer exótica e refinada, muitos dos ingredientes são parte também da cozinha brasileira. Segundo Amaral, Brasil e Tailândia apresentam culinária tropical, os temperos e pimentas do sudeste asiático podem ser encontrados nos pratos típicos do nordeste brasileiro. Amorim afirma que não é difícil tentar fazer em casa os pratos tailandeses quando se tem os ingredientes certos, que podem ser encontrados na loja do restaurante e na Mercearia Bonsai, no Mercado Municipal.

Serviço

Espaço Asiático – Asian Spice: Alameda Princesa Izabel, 1.915, Bigorrilho, (41) 3015-1056. Lagundri – Rua Saldanha Marinho, 1.061, centro, (41) 3232-7758. Koh Thay – Rua Barão do Rio Branco, 438, centro, (41) 3039-5755. Mei Jo – Avenida Souza Naves, 500 – Alto da XV, (41) 3262-4769. Os ingredientes da culinária asiática podem ser encontrados na Mercearia Bonsai – Mercado Municipal, box 280, centro, (41) 3264-9166.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]