• Carregando...

O prato escolhido para integrar o seleto grupo da Boa Lembrança é o ravióli di vitela al sughi di pomodori e vino Rossi, finalizzato com asparagi e burro trufado, ou seja, ravióli recheado com carne de vitela, com molho de tomate regado ao vinho tinto, finalizado com aspargos e manteiga de trufas negras. Custa R$ 55, com direito ao prato de cerâmica ilustrado com a sugestão.

Semelhante aos Roteiros de Charme, indicação das melhores pousadas e hotéis que ocorre na área de turismo, os Restaurantes da Boa Lembrança também passam por um crivo seletivo.

Inspirada na italiana Unione Ristoranti del Bueno Ricordo, a associação foi criada no Brasil pelo restaurater Danio Braga (do Locanda della Mimosa, em Petrópolis).

A marca, fundamental, é presentear com pratos de cerâmica os clientes que optam pela iguaria indicada, que aliás é modificada anualmente, o que faz surgir os colecionadores, diz o chef Fabiano, lembrando que o prato não é colocado à venda. “Só se consegue o prato decorativo saboreando a sugestão.”

Para que o restaurante seja aceito na Associação, o proprietário deve estar à frente dos negócios inclusive como chef.

O prato escolhido (a critério do chef) será avaliado, anonimamente, por pessoas ligadas à associação. “Em princípio pensei em criar um prato com o ossobuco. Mas como a cozinha italiana tem destaque como nenhuma outra – valoriza os ingredientes e o equilíbrio dos sabores –, investi numa receita não tão clássica. Acreditava que ia dar certo”, comenta. E deu. Se­­gundo Fabiano, a sugestão que deveria ser sazonal vai ficar no cardápio, mesmo quando criar uma outra para o próximo ano.

O talento do chef também se exibe em entradas, como a insalata brie im­­panato, prosciutto di Parma e mostarda di Cre­­mona (salada de agrião, rúcula, queijo brie empanado com gergelim servido morno, lâminas de presunto Parma e mostarda di Cre­­mona) – R$ 24,50. É fácil perceber a sintonia do chef com os temperos, que transparece na escolha de ingredientes, na ma­­neira de apresentá-los e em sua combinação.

Ambiente

Decorado em tons claros e de maneira simpática, com pé direito alto e mesas bem afastadas entre si, em uma das paredes do Villa Marcolini estão pratos da Boa Lembrança de vários restaurantes do Brasil. Entre eles está o crème brûlée de chocolate, prato da Boa Lembrança do restaurante Boulevard, em 2008.

A propósito, o restaurante Bou­­levard integra a Associação dos Restaurantes da Boa Lem­­bran­ça desde 1995.

* * *

Serviço

Villa Marcolini – Avenida Visconde de Guarapuava, 5.354 – Batel. Capacidade para 70 lugares. Abre de terça a sábado, para o jantar. Sábado e domingo também com almoço. Tem manobristas. Reservas pelo fone (41) 3023-4664.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]