Produtos & Ingredientes

Saiba como usar cerveja preta para fazer pão e pastel doce

O chef Paulo Cordeiro, da Doce Fado, testou a cerveja stout em receitas de pães e pasteis

por Andrea Torrente Publicado em 01/04/2016 às 19h
Compartilhe
Foto: Fred Kendi

Foto: Fred Kendi

De cor escura, aroma de malte tostado e sabor adocicado por causa do caramelo, a stout é uma das cervejas mais utilizadas para temperar carnes assadas. Paulo Cordeiro, chef de cozinha e sócio proprietário da Doce Fado, teve uma abordagem diferente e testou o produto em receitas de pães e doces portugueses. Ele considerou o resultado muito satisfatório.

>>> Aprenda a fazer pratos típicos mexicanos em casa

>>> O jeito certo de assar o peixe inteiro

>>> Dicas e truques para deixar a costela suculenta

No tradicional pão de cerveja, que já é um produto da loja, ele substituiu a pilsen pela stout. Para obter uma fermentação natural e lenta, ele deixou a levedura na cerveja por 48 horas para que absorvesse sabores e aromas da bebida. Para fazer a massa, substituiu a água pela cerveja. “Além da cor marrom bem atrativa, o sabor ficou mais rico, adocicado e intenso que utilizando a pilsen. Ficou com uma boa textura, macio por dentro e crocante por fora”, explica o chef que cogita introduzir a nova receita no cardápio.

cerveja curacu

***

Ele reinventou também outra receita clássica de Portugal, o pastel de cerveja, doce parecido com o pastel de Belém, mas que leva cerveja (geralmente pilsen) no recheio. Nesse caso também trocou a cerveja clara pela escura. A bebida foi fervida junto com açúcar para obter uma calda e, em seguida, foi adicionada à farinha de amêndoa. No forno, a massa absorveu o sabor da cerveja e a sobremesa ficou crocante, bem areada, suave e não muito doce. “O gosto da cerveja ficou bem leve e agrada também quem não gosta da bebida”, diz o chef.

Confira a receita de pastel doce feita com a cerveja escura:

Compartilhe

8 recomendações para você