• Carregando...
Saiba qual vinho combina com cada panetone
| Foto:
Divulgação

A mesa de Natal combina com um bom vinho. E não somente para os pratos mais robustos. Até mesmo os panetones podem render uma bela harmonização. Essa é uma sugestão para dar um toque diferente a esta especiaria que é tradicionalíssima na época, mas quase sempre servida do mesmo jeito.

O sommelier Ricardo Paulista indica duas possibilidades de harmonização. Você quer servir um panetone de chocolate? Então uma opção é o vinho do Porto. O profissional indica que esta bebida combina muito bem com as receitas que levam as delícias do cacau. Um exemplo de rótulo é o Porto Fine Ruby, da Quinta do Noval, que já obteve pontuação máxima do avaliador Robert Parker e da revista Wine Spectator.

“O Fine Ruby mostra-se de estilo delicado, de notas frutadas, auxiliado por um toque floral, de pichê e de chocolate. Na boca é limpo e há equilíbrio entre acidez e doçura. Trata-se de um vinho delicado, porém com poder e doçura para equilibrar com o panetone e acidez para limpar as papilas do chocolate”, diz o sommelier.

Mas se o panetone a ser deixado à mesa for de doce de leite, não tenha dúvida: opte por um vinho de sobremesa (chamados de colheita tardia). Ricardo Paulista sugere opções como o rótulo chileno Tabalí Reserva Late Harvest Muscat 2010.

Segundo o sommelier, este vinho é caracterizado por notas florais, mel e frutas tropicais maduras como pêssegos. Na boca é untuoso, doce, frutado e encorpado. Por se tratar de um vinho de doçura natural e não fortificado, menos alcoólico, acompanha perfeitamente doces à base de leite, que tendem a ser delicados e suaves.

Para harmonizar os panetones de frutas cristalizadas, a enóloga Sandra Zóttis ensina que o ideal são espumantes moscatel e demi-sec. “Por ter sabor mais suave, ele pede bebidas que também sejam mais leves”, diz.

Os vinhos brancos, desde que sejam para sobremesa e doces, também casam bem com a especiaria natalina. Sandra ainda afirma que vinhos secos não podem ser harmonizados com doce. “Pode parecer, em um primeiro momento, que rótulos mais doces trazem um excesso ao paladar, mas eles completam perfeitamente o sabor”.

* * *

Serviço:

Grand Cru Curitiba. Rua Pasteur, 90, Batel — (41) 3044-0292.

Vino! Batel. Av. Comendador Araújo, 970 — (41) 3029-9988. Bigorrilho. Des Otávio Amaral, 515 — (41) 3335-6060.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]