Produtos & Ingredientes

dica

Salguei demais, e agora? Calma! Tem conserto

Chef Diego Mello, do Espaço Gourmet Gastronomia, dá dicas para corrigir o deslize culinário sem perder o prato

por Bruna Covacci Publicado em 13/05/2016 às 14h
Compartilhe

O sal é um ingrediente indispensável para ressaltar o sabor dos pratos, mas precisa ser usado corretamente. Ele é protagonista de deslizes culinários: na cozinha profissional, na televisão ou na sua casa.

Na última terça-feira (10), o chef e restaurateur Beto Madalosso, do Forneria Copacabana em Curitiba, desabafou sobre o assunto nas redes sociais. A falta do ingrediente também foi o motivo que eliminou o participante Rodrigo Domingues (Tenente) do reality MasterChef.
como corrigir o excesso de sal nos pratos

LEIA MAIS

>>> Como acertar a quantidade de sal na comida

>>> Falta de sal elimina participante do MasterChef

>>> Beto Madalosso admite que errou o sal no almoço de Dia das Mães

>>> Sal gourmet não é sinônimo de saúde

Em caso de excesso de sal no prato, a boa notícia é que é possível, sim, contornar a situação. De acordo com o chef Diego Mello, do Espaço Gourmet Gastronomia, a regra de ouro para salvar um preparo muito salgado é compensar volumes. No caso do arroz, por exemplo, você pode fazer mais uma medida do prato, dessa vez sem sal, e depois misturar os dois.

Em molhos, aumentar o número de tomates utilizados também é um bom truque. Outra dica conhecida é a de adicionar batata ao prato: além de aumentar o volume, a batata consegue absorver o sabor (não apenas o excesso de sal) da receita e ameniza o sal.

Quando estamos falando de salada ou pratos que podem ser lavados, lave! Se você percebeu que colocou sal demais e ainda não misturou na panela, tente tirar com a própria colher.

Compartilhe

8 recomendações para você