Produtos & Ingredientes

Curiosidade

Sashimi de frango virou moda em restaurantes do Japão

As tiras de frango cru estão conquistando os japoneses e já chegaram nos restaurantes de Tokyo, mas especialistas advertem sobre o perigo

por Bom Gourmet, com colaboração de Karen Sailer Publicado em 18/09/2017 às 16h
Compartilhe

Você já comeu ou ouviu falar em sashimi, certo? São tiras de peixe cru servidas com shoyu, molhos e cebolinha fresca. Alguns chefs adaptaram a receita para carne bovina crua, mas agora, o que tem conquistado o gosto dos japoneses é o torisashi: sashimi de frango. Eles são feitos com diferentes cortes da ave, tais como peito e coxa e podem ser selados rapidamente para permanecer cru por dentro, fazendo o torisawa.

Publicado pelo perfil @takaha4_ no Instagram.

Publicado pelo perfil @takaha4_ no Instagram. Foto: Reprodução/Instagram

O sashimi de frango tem se popularizado em Tóquio, capital do Japão, e em países do sudeste asiático, como Singapura. Apesar do elogio de gourmands, as autoridades sanitárias alertam para o perigo de comer o frango cru, uma vez que há alto risco de contaminação, como a bactéria do tipo salmonela, que provoca quadros severos de gastroenterite, com febre, diarreia, náusea e vômito.

Imagem postada por Joe Bao no Instagram de peito de frango servido como sashimi em Tóquio. Foto: Reprodução/Instagram

Imagem postada por Joe Bao no Instagram de peito de frango servido como sashimi em Tóquio. Foto: Reprodução/Instagram

No Instagram, muitos usuários têm postado relatos sobre o sabor da carne e contando que não tiveram problemas com a digestão. “Sashimi peito e coxa de frango cru selvagem com wasabi. Essa epítome de ternura e suculência precisa apenas de um pouco de shoyu para fazer seu paladar ir aos céus”, escreveu Joe Bao (@joejiafengbao).

Publicado pelo perfil @phanav no Instagram.

Publicado pelo perfil @phanav no Instagram. Foto: Reprodução/Instagram

Os restaurantes que servem o sashimi de frango afirmam que o frango vem de criadores locais, para que o tempo entre o abate e o consumo seja curto, e que seguem todos os padrões de higiene exigidos. Não é recomendado tentar fazer o preparo em casa, pois dificilmente temos certeza da procedência segura da carne.

***

LEIA MAIS:

Sushi com desconto de segunda a segunda: 11 restaurantes japoneses com promoções em Curitiba

Do bacon de baleia à crista de galo: uma viagem pelo mundo por meio de comidas inusitadas

Restaurante alemão serve sobremesa em chinelo Havaianas

Compartilhe

8 recomendações para você