Receitas & Pratos

Complemento

Petiscos para a mesa de fim de ano

Confira dicas para preparar minipratos e garantir o sucesso de sua ceia

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 03/12/2014 às 23h
Compartilhe

Que tal investir em aperitivos saborosos, práticos de fazer e que ainda acrescentam na decoração? A ideia é fazer um pequeno bufê de petiscos e coquetéis para que os convidados fiquem à vontade para se servir. Também é possível acrescentar minimassas, pequenas porções individuais de polenta ou até minirisotos cobertos com aquela carne de panela desfiada, receita de família. O que vale nessa hora é o carinho com que você irá prepará-los e oferecê-los. Portanto, atenção ao tamanho das porções, à apresentação.

Em minipratos ou ramequins faça delicadas montagens, como verrines e barquetes recheadas. A finalização também é importante. Decore os pratos com ciboulettes, mudas de legumes, amêndoas laminadas e até gergelim. Uma conta prática é servir quatro itens por pessoa dos petiscos (levando em consideração cinco variedades salgadas e três doces) e três minipratos por pessoa. A reportagem pediu para o chef Hermes Custódio, do bufê do Castelo do Batel e Camila Pazello, coordenadora do curso Tecnólogo em Gastronomia da Opet, para darem exemplos de petiscos fáceis de fazer. Confira!

Lichias recheadas com queijo e amêndoas

Foto: Jr Medeiros

Foto: Jr Medeiros

Compre lichias sem caroço em calda, abra-as levemente e recheie com um queijo cremoso. Uma dica é processar queijo gruyère com creme de leite e cream cheese para dar cremosidade e um ramo de tomilho fresco para dar ainda mais sabor. Decore com uma amêndoa laminada. Embaixo de cada uma coloque com uma colher de geleia de pimenta pronta. Vale colocá-las em minicolheres de cerâmica para finger food.

Ceviche

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Nesta época do ano, nada como uma opção refrescante. Faça miniceviches. Vale do tradicional aos mais incrementados, como esse que levou salmão, manga, óleo de gergelim, pimenta dedo-de-moça, gergelim, limão e shoyo.

Figo com presunto parma

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Glaceie figos frescos com açúcar em uma panela. Depois, enrole-os com fatias de presunto parma. É a mesma explosão de sabor do clássico melão com presunto.

Massa filo recheada

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Compre massa filo. Pincele-as com manteiga, pegue duas folhas e sobreponha-as em formas de empada. Leve-as para
assar. Depois de assadas, podem levar qualquer recheio, como um creme de shiitake ou bacalhau desfiado.

Tartelette

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Compre as bases para a tartelette prontas. Leve cubos de maçã com açúcar mascavo e uma ponta de manteiga para dourar. Coloque uma colher da mistura em cada base e finalize com uma colher pequena de cream cheese.

Rolinho vietnamita

rolinho folha de arroz

Compre folhas de arroz e hidrate-as em água morna e um toque de vinho branco seco. Corte legumes e kani-kama em julienne (palitinhos), misture com carne de siri, molho de ostra e óleo de gergelim. Faça rolinhos recheados com essa mistura.

Frutas da estação

Essa época é famosa pelas frutas vermelhas. Deixe-as marinando com Vinho do Porto por cerca de meia hora. Acomode-as em taças e coloque sobre elas uma colher de sorvete de mel (feito homogeneizando o sorvete de creme com mel).

Barquetes com patê

Para ser mais prático, compre as barquetes prontas e recheie-as com patê fresco – como peito de peru picadinho com queijo chevre amassado – e decore com mudas de rúcula ou agrião.

Banoffi

Faça uma releitura da Banoffi nos copinhos. Faça uma camada com bolacha amanteigada esfarelada, bananas em rodelas, doce de leite e creme de leite. Outra dica é, em vez das bananas em rodelas, decorá-las com banana chips, que poderiam até servir como colher.

 

Compartilhe

8 recomendações para você