• Carregando...

Jantares
Reunir o melhor da gastronomia em um espaço feito especialmente para receber o melhor da arquitetura do estado. Esse era o desafio da Gazeta do Povo ao criar o espaço Bom Gourmet na Casa Cor Paraná 2012.

A mostra serviu de cenário para os tradicionais jantares de confraternização do jornal com seus parceiros e convidados, e três ambientes assinados por arquitetos renomados foram desenvolvidos para esses eventos: a Sala Vip, Sala de Jantar e Cozinha Outdoor.

O primeiro jantar teve o comando da chef Manu Buffara. “Eu vejo a arquitetura junto com a culinária. São coisas que se completam”, disse.

Dona do restaurante Manu e com raízes na gastronomia molecular, ela criou um cardápio especial para a ocasião. Destaque para o polvo cozido a vácuo, com água de feijão, para a costela de porco com purê de raízes e para a so­­­bremesa inusitada (batizada de Per­dição do Manu): sorvete de ovo com bacon.

A segunda noite teve à frente o chef Fabiano Marcolini, do Fabiano Mar­­colini Alimentari. Fiel à culinária italiana, ele trouxe um ravióli recheado com confit de pato, técnica popular na culinária francesa, dando um ar multicultural ao prato. Para a sobremesa cannoli siciliano, com massa de chocolate e recheio de creme de ricota, e pastéis de santa clara.

Na terceira noite do jantar Bom Gourmet, o cardápio foi assinado por Junior Durski e trouxe aos convidados o que o próprio chef chama de comfort food. “Gosto de comida quentinha, que sustenta”, disse ele, que comanda a rede Madero e o restaurante Durski Internacional Cuisine. O cardápio foi recheado de clássicos. Polenta cremosa com ragu de cordeiro, bacalhau à Gomes de Sá e o famoso cheesecake com calda de frutas vermelhas.

O próximo a encarar o desafio foi o chef Ivan Lopes, do restaurante Terra Madre. Lopes apostou em elementos típicos das cozinhas pernambucana e baiana, misturados ao melhor da culinária internacional. No menu sopa de abóbora com carne-seca e queijo coalho brûlée, ceviche com feijão andu e mousse de chocolate branco com calda de manga ao capim-limão.

A última chef a abrilhantar os jantares do Espaço Bom Gourmet foi Daniela Caldeira, do La Table Gastrono­mie. Ela se inspirou nos ingredientes regionais, acrescentando pinhão ao risoto com perfume de trufas brancas, servido com ragu de ossobuco de vitela. Um luxo!

Uma das grandes novidades este ano foi a troca de papéis em um dos jantares. Enquanto os chefs ficaram apenas como convidados, os jornalistas do Bom Gourmet se aventuraram na cozinha, preparando o jantar para os grandes nomes da gastronomia paranaense. “Os pratos do menu foram definidos de uma forma que fossem fáceis de executar, já que não temos experiência profissional na cozinha, mas que também pudessem surpreender os chefs pela simplicidade e sabor”, afirmou a editora do Bom Gourmet, Deise Campos.

>>>Veja o vídeo da preparação do jantar do Bom Gourmet

O cardápio incluiu um elogiado creme de cogumelos frescos ao perfume de trufas, pâté de campagne, costela confitada com quirerinha e um trio de panna cotta.

 

Categoria: Data: Veja mais
Manu Buffara Restaurante: Restaurante ManuFinalista bom Gourmet Veja mais
Fabiano Marcolini Restaurante: Fabiano Marcolini AlimentariFinalista bom Gourmet Veja mais
Junior Durski Restaurante: Madero ComendadorMadero Prime SteakhouseMadero Relógio das FloresDurski International CuisineFinalista bom Gourmet Veja mais
Ivan Lopes Finalista bom Gourmet Veja mais
Veja mais

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]