Receitas & Pratos

FIM DE ANO

Três sobremesas irresistíveis para depois da ceia

Se o peru reina na ceia, as sobremesas e pães doces fecham com chave de ouro as comemorações

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 20/12/2017 às 09h
Compartilhe

Não tem para ninguém. A sobremesa é a rainha das ceias de final de ano. E os chefs são unânimes em afirmar que as frutas frescas podem – e devem – ser exploradas. “Moramos em um país tropical. Então, as sobremesas devem ser leves, com frutas”, ensina Eduardo Crema, chef pâtissier da Chokolat Chocolateria.

Aproveitando o período de temperaturas mais altas, também vale investir em sobremesas geladas. “Tortas de abacaxi, com limão siciliano e frutas vermelhas são as preferidas”, comenta Sonia Bacelar, da Sonia Bacelar Pâtisserie e Gastronomia. Capriche na decoração. Use muitas frutas, flores de fita de coco e até pó dourado comestível. “Vista os pratos para a festa”, completa.

Junto com os doces, não podem faltar os pães. Seja o tradicional panettone ou o caseiro Pão de Natal. “Pão é união, é família. Existe um simbolismo forte nele”, explica a padeira Celi Anizelli, que produz pães artesanais. Neste período, conta, os pães ganham frutas como damasco, cranberry, figo turco e frutas cristalizadas. Também dá para colocar tiras de laranja, passas pretas e brancas e castanhas. Uma dica, para quem quiser um leve sabor alcoólico, é hidratar as frutas secas em bebidas como o rum.

Confira algumas sugestões

Serviço: Port-Said Av. João Gualberto, 1654/56, Juvevê / 41 3353-1333; Noel Decorações Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico) / 41 3077- 4405.

LEIA TAMBÉM:

>> Receitas simples e baratas para o Natal: do peru à sobremesa

>> Panetone artesanal X industrializado: qual escolher no Natal

Compartilhe

8 recomendações para você