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Alto da XV

Sol, calor e chope a R$ 1 reúnem centenas na “Praia da Itupava” neste sábado

Três bares da região serviram 450 cervejas, petiscos e sanduíches a preços promocionais e movimentam o Alto da XV desde o começo da tarde

por Andrea Torrente Publicado em 21/01/2017 às 17h
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estofaria bar curitiba

Às 15 horas, a fila no Estofaria Bar já dobrava a esquina. Foto: Andrea Torrente/Gazeta do Povo.

Sol, calor e chope a R$ 1 atraíram centenas de pessoas no começo da tarde deste sábado para a Rua Itupava, em Curitiba. A região, que concentra bares e restaurantes, virou uma “praia” para muitos jovens curitibanos que fizeram fila para desfrutar os preços promocionais de comida e bebida em três estabelecimentos – Sr. Garibaldi, Bar CanaBenta e Estofaria Bar.

Os três bares serviram 450 chopes Pilsen de 300 ml – 150 em cada local – pelo preço promocional de R$ 1. Os primeiros clientes começaram a formar a fila por volta das 14 horas. As cervejas começaram a ser distribuídas às 15 horas, quando as filas de pessoas já dobravam as esquina do Estofaria Bar e do Sr. Garibaldi. O movimento era alto também no Bar CanaBenta.

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A técnica de enfermagem Francis Mailly chegou por volta das 14h30 e conseguiu o primeiro lugar na fila do Estofaria Bar. “É uma iniciativa legal para chamar o público que não conhece o bar, mas também, quem como eu, já frequenta a região”, diz ela.

bar canabenta curitiba

Bar CanaBenta também participou da iniciativa promocional. Foto: Andrea Torrente/Gazeta do Povo.

Para atender o público na calçada, os empreendimentos mudaram o sistema de atendimento, que normalmente é feito no interior dos locais. O Sr. Garibaldi instalou uma barraca na entrada do bar para vender as fichas e servir a cerveja direto na calçada. O Bar CanaBenta e o Estofaria Bar também abriram suas janelas para a calçada para agilizar o atendimento.

Além da cerveja, os estabelecimentos servem porções. como torresmo no cone e batatinha com manteiga de alho e molho de queijo, e sanduíches como hambúrgueres, cachorro-quente e pão com linguiça a R$ 10. Após o término da promoção do chope, os bares continuam abertos servindo o cardápio tradicional a preços convencionais.

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Para agilizar o atendimento, o Sr. Garibaldi serviu o chope direto na calçada. Foto: Andrea Torrente/Gazeta do Povo.

Os dois amigos, Felipe Henrique, líder de produção, e Joel Perino, soldado, ambos de 21 anos, também garantiram o chope a preço promocional. Eles entraram na fila do Bar CanaBenta às 14h25. “Valeu a pena esperar um pouco. Foi também uma ocasião para vir nessa região que não costumamos frequentar”, explicam.

A iniciativa de servir chope a R$ 1 partiu dos empresários da região que resolveram se juntar para movimentar o polo gastronômico e atrair clientes por meio da gastronomia. “Queremos aproveitar o verão para fomentar o movimento na rua e mostrar aos curitibanos o que a nossa região tem para oferecer”, explica Horácio Coutinho, dono do Sr. Garibaldi.

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Horácio Coutinho, do Sr. garibaldi, é um dos empresários que promoveram a iniciativa . Foto: Andrea Torrente/Gazeta do Povo.

“A Itupava tem desde restaurantes mais chiques até bares para ficar na calçada. É muito eclética, assim como uma praia”, afirma Caio Canabrava, proprietário do Estofaria Bar. Iniciativas como essas foram realizadas nas últimas semanas também em outras regiões de Curitiba, como no Shopping Hauer, onde inaugurou a segunda unidade da hamburgueria Whatafuck, e no centro, onde o Pizza abriu a terceira loja.

sr garibaldi fila itupava curitiba

A Rua Itupava

Endereço que reúne mais de 30 bares e restaurantes, a Rua Itupava é uma importante concentração gastronômica de Curitiba. O local pode, inclusive, tornar-se um polo gastronômico de Curitiba, conforme propõe o projeto de lei de autoria do vereador Bruno Pessuti (PSD). Em dezembro do ano passado, a proposta foi aprovada em primeiro turno pela Câmara Municipal de Curitiba. O objetivo é incentivar a promoção do desenvolvimento local a partir das diretrizes do Plano Diretor de Curitiba (lei municipal 14.771/2015), aprovado pelos vereadores em 2015.

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