Experiência

Do outro lado do mundo

Brasileira conta sobre a coqueluche de verão na China: o sorvete apimentado

Valéria Vicenti mora em Chengdu e mostra que criatividade empreendedora chinesa não tem limites

por Valéria Vicenti, especial para o Bom Gourmet Publicado em 01/01/2019 às 08h
Compartilhe

De Chengdu – Aqui na China temos sabores tradicionais que nos encantam e nos compreendem como, por exemplo, gelatina aromatizada com flores comestíveis – uma delícia, principalmente para nós que amamos gelatina! Mas aí vem a dúvida: hummm, mas gelatina tem aqui, tem ali, tem acolá, é fácil de se acostumar. Então aparece uma novidade para lá de exótica, inusitada, para “os fortes”, e que, pode acreditar, fez o maior sucesso no verão tanto aqui em Chengdu, como por toda a China.

  • Foto: Valéria Vicenti
  • Sorvete de wasabi. Foto: Valéria Vicenti
  • Foto: Valéria Vicenti
  • Sorvete sabor vinagre. Foto: Valéria Vicenti
  • Sorvete de batata-doce. Foto: Valéria Vicenti
  • Sorvete de cebola. Foto: Valéria Vicenti
  • Sorvete de vinagre balsâmico. Foto: Valéria Vicenti
  • Sorvete de chilli. Foto: Valéria Vicenti
  • Sorvete de pimenta. Foto: Valéria Vicenti

A ardência, o calor promovido pela pimenta: sinto que é algo que fascina o nativo, vide a infinita variedade delas que encontramos por todos os lugares. Aos poucos já estamos incluindo na nossa vida (a afirmação que é termogênica, me faz ter vontade de comer um balde por dia, quem sabe fico magrinha, magrinha rsrs). Pimentas essas que fazem arder a alma, que faz adormecer da boca ao dedo do pé, pode acreditar. Mas pimenta servida em pratos quentes, carnes, salada, a gente conhece, agora no sorvete, primeira vez!!

Aqui em Chengdu caiu no gosto do povo, faz um sucesso admirável, recorde de bilheteria, até na mídia foi compartilhada. Como acompanha o sorvete de creme (amo de paixão mas sem sabor marcante, definido) advinha qual sabor que reina, que prevalece? Claro, o da PIMENTA!!

>>> Imagine um ingrediente. Pronto, na China virou espetinho!

Mas não para por aí. A criatividade empreendedora chinesa não teve limites neste verão – como também, é claro, não teve limite a curiosidade dos clientes que quiseram provar de tudo um pouquinho. Sabe como é, novidade é novidade em qualquer lugar do mundo. Em Xi’an, além da pimenta, a coqueluche foram os sabores exóticos de alho doce e gema de ovo.

Chongqing, Zhenjiang como em Chengdu, a pimenta prevaleceu. Zhenjiang ainda entrou com mais dois sabores inusitados, o vinagre balsâmico e wasabi. Em Shan Xi, a vez foi do vinagre, este, concorrente forte da pimenta, também um sucesso de bilheterias. Shaoxing City abusou da cebolinha, do gergelim e batata doce.
Então, para vocês, fica a dica para o verão, e para nós a grande curiosidade, o que ainda dá para nos impressionar?

Bora lá conhecer, vivenciar! Se der certo, provar. O que pode acontecer? Gostar! Senão, segue para outro! Beijo enorme!!!

*** Valéria Vicenti já foi proprietária de restaurante Curitiba e atualmente mora em Chengdu (sudoeste da China). É embaixadora Rede Mulheres Empreendedoras (RME) na China. Engenheira, mais de 20 anos de experiência executiva em gestão de pessoas e processo. Entusiasta por empreendedorismo e pela disseminação do conhecimento, feliz por estar tendo a grande oportunidade de aprender com a beleza e história da arte e cultura de um país que não dorme, não para, que encanta, que cresce e inova a todo o instante. 

LEIA TAMBÉM:

>> 3 receitas de sorvete para fazer em casa

>> Abriu um vinho e não tomou tudo? Veja como conservar a garrafa aberta

>> Peras azuis com sorvete de canela

 

Compartilhe

8 recomendações para você