Eventos

Veja como funciona a eleição das melhores cervejas artesanais da América Latina

O concurso South Beer Cup tem mais de 800 rótulos inscritos e acontece em paralelo ao Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, em junho, em Curitiba

por Andrea Torrente Publicado em 24/05/2016 às 19h
Compartilhe

Curitiba vai sediar entre 9 e 11 de junho o primeiro Festival Paranaense de Cervejas Artesanais e, em paralelo, recebe também o South Beer Cup, maior concurso de cervejas artesanais da América Latina, considerado a Taça Libertadores das cervejas. Mas como vai funcionar o mecanismo de eleição dos melhores rótulos apresentados no concurso?

De acordo com números da organização, são mais de 800 rótulos inscritos produzidos por 215 cervejarias de 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Estados Unidos. Essa é a primeira vez que o concurso terá representantes norte-americanos, aumentando ainda mais a sua abrangência.

>>> O que são e como funcionam as cervejarias ciganas

>>> Conheça 25 micro cervejarias de Curitiba e região metropolitana

>>> Restaurantes de Curitiba não cobram rolha para growlers de cerveja

Juizes

Analisar tantas cervejas em pouco tempo não é tarefa fácil, por isso a organização contará com 36 juízes de cinco países. Entre eles estão personalidades de renome do mundo cervejeiro como o colunista do Bom Gourmet Luis Celso Jr., Humberto Frohlich, Carolina Perez, Jerry Gnagy, Leonardo Botto, Kátia Jorge, Marco Falcone, Pete Slosberg, Fabiana Arreguy, Ricardo Muhape e Austin Smythe.

Os juízes que, em muitos casos são também mestres-cervejeiros, podem inscrever suas cervejas no concurso, mas não participam das provas nas categorias em que competem seus rótulos.

Provas às cegas

As cervejas são divididas em 132 estilos diferentes, de acordo com o Guia de Estilos da Brewers Association de 2016, a associação dos cervejeiros dos Estados Unidos. Serão dois dias de julgamento no Hotel Confiance, no Centro Cívico, nos dias 9 e 10 de junho, das 9 às 18h.

As cervejas são separadas em categorias de premiação por proximidade de estilo e número de amostras. Todas as amostras são avaliadas em prova cega pelos juízes de acordo com o estilo declarado pela cervejaria, conforme com o Guia de Estilos da Brewers Association.

Cada juiz recebe 50 ml de bebida para provar. As cervejas são servidas em copos de plástico numerados e o juiz pode ficar com todas as amostras até o final do prova para poder voltar e comparar. Diferentemente de uma degustação de vinhos, onde é bebida é cuspida após o bochecho, os juízes têm que engolir a cerveja porque o retrogosto é muito importante para o fim da avaliação.

Premiação

As melhores cervejas de cada categoria seguem para uma rodada de semi-finais para eleger as cervejas ouro, prata e bronze de cada categoria. Nem sempre existem cervejas ouro, prata e bronze para todas as categorias.

Em seguida, todas as cervejas ouro do concurso seguem para uma rodada final que elegerá a cerveja BOS (Best of Show) — a melhor cerveja do concurso. Haverá também premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar para as três melhores cervejarias com base nas cinco cervejas mais bem colocadas de cada cervejaria.

RAIOS X DO SOUTH BEER CUP CURITIBA

Mais de 800 cervejas inscritas
125 cervejarias participantes
132 estilos diferentes de cervejas
10 países concorrendo
36 juizes de 5 país

Compartilhe

8 recomendações para você