• Carregando...

Nem só de sopas e fondue são feitos os cardápios de inverno. A estação também é a melhor época para degustar a tainha, pescada durante os meses mais frios no Litoral paranaense. “Agora é hora de comer tainha, porque elas estão frescas”, diz a chef do Bistrô do Victor, Eva dos Santos.

Segundo ela, o mais comum é fazê-la recheada com farofa ou legumes. Porém, por ser um peixe de gosto forte, Eva sugere prepará-lo assada na brasa. Para isso, a dica da chef é temperar apenas com azeite e flor de sal.

Mas estes não são os únicos preparos possíveis. No restaurante Canoa Quebrada a tainha é servida frita, assada ou grelhada, inteira ou em postas, segundo a chef Andréa Aparecida Alves.

Nestes casos, as chefs indicam deixar o peixe marinando no tempero de um dia para outro. “Usamos vinho branco, água, manjericão, ervas, cebola e alho”, explica Eva. No Canoa Quebrada, limão, manjericão, sal e shoyu são usados na condimentação.

Mesmo sendo época de tainha, é preciso tomar cuidado ao comprar o peixe. “Tenha uma peixaria de confiança e fique amigo do peixeiro para que ele sempre te ofereça um bom produto”, sugere Eva.

Ela ainda recomenda que quem está comprando a tainha fique atento à firmeza da carne (se estiver mole, o peixe não está bom), ao cheiro (se for de amônia, significa que conservantes foram usados) e à quantidade de gelo. “Quan­do vêm aqueles blocos de gelo com o peixe, pode saber que ele está congelado há muito tempo”, diz.

Andréa aconselha que seja dada atenção especial às guelras do peixe. “Elas têm que estar vermelhinhas, senão é velho.”

 

Eva dos Santos Restaurante: Bistrô do VictorBar do VictorBar do Victor - Praça da EspanhaPetiscaria do VictorFinalista bom Gourmet Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]