i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Novidade

Confeiteira lança “chocotone origami” para a sobremesa de Natal

  • PorRoberta Braga, especial para o Bom Gourmet
  • 16/11/2020 09:56
Panetone de origami.
Panetone de origami.| Foto: Divulgação.

O que as dobraduras japonesas e o pão doce italiano têm em comum? Antes da confeiteira curitibana Roberta Schwanke criar o panetone origami, nada. Agora, pode-se dizer que a combinação chegou para agradar fãs de doces e da arte. “Criei o chocotone origami pensando em ser a sobremesa para mesa de Natal, já que além de delicioso, ele também irá decorar a mesa”, diz Roberta.

Roberta Schwanke é pioneira na aplicação da técnica em chocolate para cobertura de bolos e panetones, mas a invenção veio da confeiteira russa Meruyert Nursila, que ficou famosa no Instagram com seus bolos, que impressionam pela estética.

“Aqui em Curitiba, quem chegou com a técnica foi a confeiteira Aline Gonçalves, da Inku Bolos. A diferença é que ela faz a aplicação do origami com coberturas feitas em buttercream”, conta ela, trazendo suas referências para a novidade.

A diferença do resultado está na simetria que as dobraduras possibilitam, além das diversas combinações de formas. “É uma técnica bem difícil, testei por diversas vezes em bolos pequenos, quando consegui um bom resultado, decidi me desafiar e aplicar no panetone, que é mais disforme, o que também deu certo”, comemora.

Técnica de cobertura origami surgiu com uma confeiteira russa e chegou ao Brasil há poucos meses.
Técnica de cobertura origami surgiu com uma confeiteira russa e chegou ao Brasil há poucos meses.

A dobradura é feita manualmente em papelaria. Depois, o molde de papel recebe a cobertura de ganache de chocolate, que tem ponto parecido ao fudge, para dar corte e agregar sabor. Então, o origami já com a cobertura de ganache é transferido para envolver o chocotone. “Ali, o chocolate irá cristalizar e ficar na forma pretendida. Só depois o papel é retirado."

Para o panetone origami de Natal, ela trouxe mais uma novidade: o acabamento aveludado com manteiga de cacau, que é feito com pulverizador. Roberta ressalta que cada panetone é único, já que o molde é descartável. “Essa aparência geométrica, de formas, não conseguimos com outra técnica, então é algo bem personalizado.”

O chocotone origami é recheado musse de chocolate, pesando aproximadamente 2 quilos. O valor é de R$ 320, serve até 20 pessoas e está disponível sob encomenda. Encomendas pelo Insta Roberta Schwanke Gastronomie.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.