Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
escola de panificação
Escola de panificação San Francisco Baking Institute chega ao Brasil.| Foto: Reprodução/Instagram

O San Francisco Baking Institute, escola de panificação artesanal que está entre as mais renomadas do mundo, abre a primeira filial no Brasil ainda neste ano. O fundador do SFBI, o chef francês radicado nos Estados Unidos Michel Suas, se uniu à dupla Eduardo Freire Feliz, do Lucca Cafés Especiais, e Marcelo Vosnika, da Moageira Irati, para tocar o projeto em Curitiba.

A parceria para trazer a escola à capital paranaense surgiu por meio do padeiro Eduardo, que foi aluno de Suas em São Francisco. Em 2019, ele levou o mestre para conhecer o projeto da Moageira Irati, em Irati, que trabalha com farinha de trigo especial para a panificação artesanal e é referência do produto no Brasil. O objetivo do projeto de instalação do SFBI na capital paranaense é contribuir para a disseminação do conhecimento da panificação artesanal e da fermentação natural na América Latina.

“O amor e dedicação de grandes profissionais da panificação e o desenvolvimento de uma cadeia sustentável do trigo foram alguns dos motivos que me chamaram a atenção e destacaram a liderança da região no movimento da panificação artesanal na América Latina”, declarou Michel Suas, após visita à Curitiba e região em 2019.

Marcelo Vosnika (Moageira Irati), Michel Suas (no telão) e Eduardo Freire Feliz estão à frente do <strong>San Francisco Baking Institute</strong> no Brasil. Foto: Divulgação
Marcelo Vosnika (Moageira Irati), Michel Suas (no telão) e Eduardo Freire Feliz estão à frente do San Francisco Baking Institute no Brasil. Foto: Divulgação

A sede da escola de panificação será instalada ao lado do Lucca, no Batel. Além do foco na panificação artesanal e da fermentação natural, o SFBI também terá aulas de viennoiserie, que contempla produtos como croissant e brioche, e pâtisserie. A unidade brasileira da SFBI já tem Instagram, onde é possível acompanhar mais detalhes sobre o andamento do projeto.

4 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]