Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
e-book Prêmio Bom Gourmet
| Foto: Bigstock

Quando a pandemia teve início, em março de 2020, o setor gastronômico foi obrigado a se reinventar. De um dia para outro, tudo mudou. As novas normas sanitárias, o distanciamento social e a impossibilidade de abrir as portas e receber clientes fizeram com que os profissionais buscassem um novo fazer gastronômico. Não havia receita para o sucesso, e o jeito foi arriscar. Muitos foram bem-sucedidos, empregando estratégias inovadoras que permitiram transformação e fortalecimento do setor.  E foi na busca por mapear as iniciativas de sucesso, e como elas foram colocadas em prática, que o Bom Gourmet lança o e-book do Prêmio Bom Gourmet: O Legado - 10 Tendências da Gastronomia.

O e-book do Prêmio Bom Gourmet tem 53 páginas e traz um panorama de como os estabelecimentos ligados à alimentação enfrentaram a pandemia, além de apontar tendências que surgiram e se intensificaram no período e que devem permanecer em alta por algum tempo.

A partir das categorias do Prêmio Bom Gourmet 2021, o Bom Gourmet elencou as principais tendências observadas na premiação e as formas que elas se fizeram presentes na gastronomia curitibana. Diferentemente de anos anteriores, nos quais os sabores eram o principal parâmetro para definir as categorias, a edição desse ano teve como foco os estabelecimentos. Novas categorias foram criadas para refletir como os negócios gastronômicos se comportaram nos dois últimos anos, e mais de 300 estabelecimentos, selecionados por indicações populares e por um júri especializado, foram premiados.

O foco da edição de 2021 do Prêmio Bom Gourmet foi a redescoberta da gastronomia após os quase dois anos de pandemia, e a premiação funcionou em cinco etapas (leia logo abaixo "Entenda as etapas do Prêmio Bom Gourmet" ).

<a href="https://multimidia.gazetadopovo.com.br/media/docs/1639408606_e-book-bom-gourmet-2021-legado.pdf?utm_source=ebook&amp;utm_medium=editorial&amp;utm_campaign=ebook_premio">Baixar e-book 10 Tendências da Gastronomia. </a>
Baixar e-book 10 Tendências da Gastronomia.

Ao reunir os dados destas etapas do Prêmio, foi possível visualizar um panorama de como a gastronomia tem se comportado, quais tendências ela vem seguindo e quais os rumos tem se delineado para o futuro. Esse mapa da gastronomia foi condensado em 10 tendências que compõem o e-book do Prêmio Bom Gourmet; confira quais são:

  • 1- O surgimento de restaurantes all day
  • 2- Preparos artesanais e naturais
  • 3- Comer em espaços abertos
  • 4- Portinhas gastronômicas
  • 5- Fortalecimento do delivery
  • 6- Novas formas de consumir bebidas
  • 7- Comércio de bairro
  • 8- Experiências gastronômicas
  • 9- Foco em um ingrediente ou prato
  • 10- Iniciativas sociais.

Além disso, a publicação também traz entrevistas, uma delas com o jornalista especializado em gastronomia Rafael Tonon, autor do livro As Revoluções da Comida, que fala sobre a importância da cadeia produtiva para a gastronomia. Outro especialista ouvido é o chef Ivan Achcar, diretor da EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia, que fala sobre os negócios após pandemia, delivery e reservas.

Acesse o ebook do Prêmio Bom Gourme
t e descubra como a gastronomia vem se reinventado e quais parecem ser os rumos a serem seguidos nos próximos anos. Boa leitura!

e-book Prêmio Bom Gourmet
| Bigstock

Entenda as etapas do Prêmio Bom Gourmet
Na primeira delas, o público indicou estabelecimentos que abriram as portas a partir de janeiro de 2020, e os 30 lugares mais votados entraram para a lista do Prêmio na categoria Novidades. Dentre os 30, um time de jurados especializados em arquitetura elegeu nove lugares que apresentaram soluções criativas em seus espaços e que entraram para o guia do Prêmio na categoria HAUS Ambientação Lançamentos.

Na segunda etapa, o público votou em seus estabelecimentos favoritos em treze categorias: Cafeteria; Padaria; Doceria; Pizzaria; Hamburgueria; Cachorro-quente; Massas; Carnes; Oriental; Local com espaço aberto (Urbano); Local com espaço aberto (Rural); Opção de Almoço; Oriental. Os nove lugares mais indicados pelo público em cada uma delas agora fazem parte de lista do Prêmio.

Buscando observar as novas dinâmicas de consumo que floresceram durante a pandemia, na quarta fase da premiação um time de jurados foi convidado parar eleger lugares que se encaixassem em cinco categorias: Onde comprar vinho; Onde comprar cerveja; Restaurante; Entrega (delivery) e Vende de tudo (empórios e armazéns).

E, por fim, na última etapa do Prêmio, o Bom Gourmet reuniu um júri especializado em gastronomia para apontar nomes que se destacaram em temáticas específicas, como a reinvenção de profissionais e estabelecimentos e os lugares especializados em prato/ingrediente único, entre outros.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]