Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Piso aquecido Vesta
A instalação do sistema de aquecimento é feita por baixo do revestimento do cômodo.| Foto: Divulgação

Uma casa aquecida uniformemente que traz conforto através de uma tecnologia que tem pouca (ou nenhuma) manutenção. É o que a Vesta, distribuidora da Fenix Heating, uma das maiores fabricantes de pisos aquecidos elétricos do mundo, proporciona através de seu sistema de aquecimento de piso. “Apesar do nome, esse é um sistema utilizado para climatizar todo o ambiente, funcionando através de cabos calefatores que são colocados embaixo do revestimento do piso, o que garante um menor tempo para o aquecimento do cômodo” conta Cezar Anderle, diretor de engenharia da empresa. Os cabos são ligados à energia elétrica, produzindo calor, e o cliente pode controlar a temperatura a partir de um termostato.

Um dos diferenciais do sistema de climatização a partir do piso aquecido Vesta é que ele não gera o chamado efeito lareira. Aparelhos de ar condicionado, lareiras e outras fontes de calefação aquecem apenas o ar em torno de si, não distribuindo o calor de maneira uniforme pelo cômodo. Além de tornar o ar seco e ter um alto custo de manutenção, o ar condicionado ainda tem a desvantagem de reciclar constantemente o ar, o que pode causar a proliferação de vírus e bactérias.

A Vesta é uma das empresas parceiras do Prêmio Bom Gourmet. Veja como é a premiação que retrata o cenário da gastronomia 2020/2021.

Já o piso aquecido irradia o calor de forma homogênea e constante pelo ambiente, por ser um meio de aquecimento indireto, além de tornar o ar menos sufocante, como pode ocorrer com lareiras e aquecedores tradicionais. O sistema funciona assim: o piso aquece e o ar que está perto dele se torna aquecido e menos denso, o que faz com ele suba. Com esse deslocamento, o ar frio que estava em cima, por ser mais denso, desce e também esquenta, e em pouco tempo o ambiente estará todo aquecido. Ao atingir a temperatura definida pelo cliente, o sistema mantém a temperatura.

A tecnologia de calefação oferecida pelo piso aquecido da Vesta pode ser aplicada em todo tipo de piso, desde o porcelanato até laminados e vinílicos. Além do banheiro e dos quartos, onde a tecnologia costuma ser aplicada, Anderle relata que a calefação tem sido muito procurada para cozinhas. “A cozinha se tornou uma área social, onde também recebemos visitas, então as pessoas estão começando a também investir no conforto desse espaço”, conta.

A instalação do piso aquecido pode ser feita em qualquer cômoda da casa e sob qualquer tipo de revestimento.
A instalação do piso aquecido pode ser feita em qualquer cômoda da casa e sob qualquer tipo de revestimento. | Foto: Nenad Radovanovic Projeto: Bender Arquitetura

Se engana quem pensa que tal tecnologia é empregada apenas em casas. Restaurantes também podem se beneficiar com a aplicação desse tipo de aquecimento, que fornece climatização constante do ambiente sem preocupações. “O piso aquecido traz mais conforto aos clientes do que aparelhos de ar-condicionado e aquecedores verticais, permitindo que estes desfrutem ao máximo da experiência gastronômica oferecida pelo restaurante”, diz Anderle. O tipo de calefação oferecido pela Vesta não necessita de manutenção constante, e a empresa dá garantia vitalícia em seu sistema de aquecimento.

Apesar de geralmente serem instalados no chão, os cabos calefatores também podem ser alojados em paredes como uma solução para combater o mofo e a umidade. É comum que paredes que contêm armários e que fazem divisa com o banheiro apresentem bolor por conta da alta umidade, e o aquecimento é uma solução eficaz que impede que tal problema surja. Outra possibilidade oferecida pela Vesta também é o sistema desembaçador de espelhos, no qual é aplicada uma película na parte traseira do objeto, responsável por gerar calor e impedir que gotículas de água se formem na superfície do espelho.

“A segurança do cliente é prioridade na Vesta, que se preocupa com que tipo de material entra no lar do consumidor”, garante Anderle. Por isso, a empresa trabalha apenas com materiais que têm a certificação IP67, o que garante que os cabos utilizados pela empresa seguem um padrão internacional de proteção contra água, evitando choques e incidentes.

piso aquecido Vesta
Os cabos utilizados pela Vesta no sistema de aquecimento têm certificação que garante proteção contra água. | Divulgação

A Vesta, que tem mais de 40 revendedores hoje no Brasil, surgiu em 2018 e tira seu nome da deusa romana que personificava o fogo da lareira e os laços familiares, uma denominação apropriada para uma empresa que leva conforto aos lares e que entende o calor como um elemento de união entre as pessoas. Desde sua criação, a Vesta trabalha com um formato voltado ao varejo e também se preocupa com a criação de conteúdo em português sobre aquecimento elétrico, um campo que não dispõe de muito material no idioma nacional. Para conhecer a tecnologia de piso aquecido Vesta, o cliente pode se dirigir até um dos espaços da Vesta e conferir de perto como o sistema funciona.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]