Eventos

Em Curitiba

24 baristas buscam a torra perfeita do café em campeonato nacional no Municipal

Pela terceira vez consecutiva, Campeonato Brasileiro de Torra ocorre na capital paranaense; apenas um dos competidores representará o Brasil em Taiwan, na etapa mundial

por Marina Mori Publicado em 03/09/2019 às 14h
Compartilhe

A terceira edição do Campeonato Brasileiro de Torra começa na quarta-feira, 4 de setembro, e segue até sábado (7) no Mercado Municipal de Curitiba. Durante quatro dias, 24 profissionais disputarão o título nacional de melhor mestre de torra de cafés especiais. Quase dois meses depois, em novembro, o vencedor representará o Brasil no World Coffee Roasting Championship, em Taiwan.

O evento é aberto ao público e terá diversas atividades gratuitas ao longo de todos os períodos, como degustações e aulas show sobre métodos de preparos com cafés especiais. As provas, que incluem classificação de cafés verdes e análise sensorial, também poderão ser acompanhadas pelos visitantes. Confira a programação ao fim da matéria.

campeonato-de-torra-cafe-unsplash

Durante quatro dias, 24 brasileiros disputarão pelo título de melhor mestre de torra do Brasil. Evento ocorre no Mercado Municipal, em Curitiba. Foto: Unsplash

Competição

A torra é uma das etapas mais importantes do beneficiamento do café. “É durante esse processo que você consegue desenvolver todas as características do grão para que ele chegue da melhor forma na xícara”, afirma Eluana Santos, da Probat Leogap, fabricante de equipamentos de torra e moagem de café e uma das organizadoras do evento. “Uma torra mais curta vai despertar mais acidez, uma mais longa tende a desenvolver o amargor, o sabor de fumaça”.

O trabalho de um mestre de torra é definido por sutilezas. Alguns segundos a mais ou a menos no torrador podem mudar completamente o perfil de um café. Por isso, a primeira parte do concurso será destinada aos testes nos equipamentos de amostra disponibilizados pela Probat – cada competidor terá 30 minutos para reconhecer as características do grão e traçar um plano de torra.

O registro deve conter a referência de qualidade da bebida: quais os níveis de doçura e de acidez, por exemplo, e também de corpo. “É uma acidez de laranja ou de limão siciliano? E qual o tipo da doçura?”, explica Eluana. No sábado, os juízes vão avaliar se as descrições do papel batem com o que provarão durante o cupping. Quanto mais fiel ao plano de torra, mais chance de uma boa colocação.

via GIPHY

Como nas outras edições, neste ano os competidores são majoritariamente de Minas Gerais (com dez participantes, incluindo o vencedor de 2018, Donieverson Afrânio dos Santos), Curitiba (com cinco na disputa, entre eles Hugo Rocco, vencedor da 2.ª edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress 2016 e 3.º Lugar no Campeonato Mundial de Aeropress 2017) e São Paulo (com quatro concorrentes). Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal terão um competidor cada na disputa.

As inscrições foram feitas no dia 6 de agosto, pela internet. Segundo informações da organização, as vagas foram preenchidas em menos de cinco minutos.

Jurados

As provas serão avaliadas por quatro jurados: a mestre de torra Georgia Franco de Souza (à frente do Lucca Cafés Especiais, anfitrião do evento ao lado da Probat Leogap, fabricante de equipamentos de torra e moagem de café), Gabriel Borges (da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana, AMSC), Christian Sarrassini (da SMC, Comercial e Exportadora de Café S/A) e Josué Morales, da empresa de rastreabilidade brasileira/guatemalteca Los Volcanes Coffee.

O campeonato de torra é uma das competições que fazem parte do Campeonato Brasileiro de Barismo, organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Programação das atividades abertas ao público

04/09 – Quarta-feira

8h às 18h – Cafeteria – Degustação de cafés especiais
8h às 18h – Exposição IAPAR
10h às 18h – Treinamento de torra dos competidores nos equipamentos da Probat Leogap
Durante o dia – Aula show – Método de preparo de cafés

05/09 – Quinta-feira

8h às 18h – Cafeteria – Degustação de cafés especiais
8h às 18h – Exposição IAPAR
Durante o dia – Atividades de Torra no Torrador de Provar (TP2) e Probatino
A confirmar – Bate papo com mestres de torra
Durante o dia – Aula Show – Método de preparo de cafés

06/09 – Sexta-feira

8h às 16h – Execução oficial das torras dos competidores nos equipamentos da Probat Leogap
8h às 18h – Cafeteria – Degustação de Cafés Especiais
8h às 18h – Exposição IAPAR
Manhã – Apresentação Latte Art
8h30 às 10h30 – Palestra Cropster – Software de torra e gestão de cafeterias
Durante o dia – Aula Show – Método de preparo de cafés

07/09 – Sábado

8h às 18h – Cafeteria – Degustação de cafés especiais
8h às 18h – Exposição IAPAR
Durante o dia – Aula show Pressca – demonstração
Durante o dia – Aula show – Método de preparo de cafés
18h – Divulgação do vencedor do 3º Campeonato Brasileiro de Torra

***

Serviço
3º Campeonato Brasileiro de Torra
Onde: Mercado Municipal – Av. Sete de Setembro, 1865, Centro – Curitiba/PR
Quando: de 4 a 7 de setembro

VEJA TAMBÉM

>>> Aquafaba, água do cozimento de grão-de-bico, substitui clara de ovo em drinks

>>> Tudo o que você precisa saber sobre cafés especiais

>>> Quarta onda do café: especialistas explicam se estamos surfando nela

Compartilhe

8 recomendações para você