• Carregando...

Um ingrediente que está fazendo sucesso em todas as dietas é o konnyaku (ou konjac), popularmente conhecido como miojo mágico. A principal característica é a baixa caloria: em uma porção com 50 gramas do produto não há valores de calorias ou carboidratos. Há apenas 10 miligramas de sódio. O macarrão é proveniente da culinária asiática onde os noodles estão em muitas refeições, e é feito à base de batata e alga.

Em Curitiba, é possível encontrá-lo em duas versões: cortado em fios longos ou inteiro (tablete). São cozidos e prontos para o consumo, mas o ideal é lavá-los antes do preparo. A textura é de um macarrão cozido al dente.

O chef Marcelo Amaral, do restaurante Lagundri, testou as duas versões e aprovou apenas o cortado em formato de macarrão. Criou, especialmente para o Bom Gourmet, uma receita de konnyaku com lombo de porco e hortelã. A ideia era manter a baixa caloria, mas dar sabor ao ingrediente, por isso foi utilizada a parte da carne que tem menos gordura.

“Como o macarrão vem pronto, pode ser colocado na finalização. Mesmo assim, ele pode ser aquecido, cozido, frito, que a textura não muda. Por isso, casa bem tanto com pratos quentes como frios”, diz.

O chef dá outras sugestões, como uma salada com tomate cereja, fo­­lhas de salsão, folha de manjericão, temperada com limão e shoyu. “É interessante utilizá-lo também em pratos da culinária asiática, como um yaki-soba”, diz Amaral.

Já o produto em tablete foi reprovado pelo chef justamente por ser de difícil manipulação, ou seja, não é fácil cortá-lo como se deseja.

* * *

Onde comprar:

Em duas lojas do Mercado Municipal: Mercearia Bonsai, Box 266/280 – (41) 3264-9166 e Mercearia Momiji, Box 299/301 – (41) 3362-4832.

Preço: em fios longos custa R$ 6,90 com 200 gramas e em tablete, R$ 5,20 com 350 gramas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]