Produtos & Ingredientes

Cogumelo porcini cresce em fazenda de SC

O fungo cresce de forma silvestre e sem intervenção humana na cidade de Otacílio Costa. A colheita começa na próxima semana

por Bruna Covacci Publicado em 28/04/2016 às 19h
Compartilhe
Cogumelo porcini fresco.  Foto: Divulgação.

Cogumelo porcini fresco. Foto: Divulgação.

Quem acha que o cogumelo porcini fresco, típico do hemisfério norte, não existe no Brasil, está enganado. Apesar de ser raro aparecer abaixo da linha do Equador, por conta do calor, os cogumelos crescem em grande escala de forma silvestre e sem intervenção humana na propriedade da família Bunn em Otacílio Costa, na Serra de Santa Catarina. A espécie também aparece na Argentina, Uruguai e no Chile e pode ser encontrada na faixa do Sul do país, passando pelo Paraná e chegando até São Paulo.

Leia também:

>>> 10 receitas com cogumelos

>>> Veja o trailer da segunda temporada do Chef’s table

>>> Roteiro de programas gastronômicos em Curitiba 

A empresária Larissa Bunn Gugelmin conta que enquanto morava na Europa estudou sobre o cultivo e colheita da espécie. Quando voltou para o Brasil, há oito anos, espalhou por sua propriedade os esporos dos cogumelos espanhóis que trouxe. “Mas não sei dizer se isso realmente influenciou em alguma coisa, ainda estamos pesquisando. Não existe forma de controle sobre o crescimento e desenvolvimento do cogumelo”, afirma.

Para que a espécie cresça em larga escala é preciso que as condições edafoclimáticas estejam favoráveis. O termo se refere à qualidade do solo, clima, umidade, temperatura e quantidade de água. Tudo depende da vegetação e não existe forma de controle. Um exemplo disso é o atraso da colheita na fazenda. “Ela geralmente é feita no outono, mas não significa que não aconteça na primavera. Estamos com um mês de atraso na nossa fazenda por conta do calor excessivo. Ano passado, no dia 07 de abril, já estávamos em plena colheita”, conta. A previsão é que ela se inicie na próxima semana, contando com a previsão de chuva e frio. No hemisfério norte a colheita acontece nos meses de setembro, outubro e novembro.

O preço do cogumelo fresco é de R$ 350 o quilo para varejo e as encomendas podem ser feitas pelo site ou pelo telefone. O pedido mínimo é de 600 gramas mais o custo do envio. A empresa ainda oferece o produto hidratado, desidratado, congelado, em compotas ou pó. Um novo formato que está sendo desenvolvido é o porcini defumado. Ele ainda está em fase de teste e deve ser lançado este ano.

***

Serviço: (47) 9929-9722 e www.bunngourmet.com.br.

Compartilhe

8 recomendações para você