Receitas & Pratos

Natal

Quais os segredos da ceia de Natal perfeita? O Bom Gourmet ajuda você a descobrir

por Bom Gourmet Publicado em 20/12/2019 às 14h
Compartilhe

O Natal está chegando e o Bom Gourmet preparou um passo a passo para você arrasar na ceia. Há desde a preparação de pratos que não podem faltar, como o tradicional peru, até um check list para não deixar faltar nada. Com todos os detalhes seguidos à risca, você certamente terá mais tempo para curtir a data ao lado dos familiares e amigos.

Aqui, você também aprende como calcular a comida e a bebida para a grande noite. Aliás, para ajudar nesta tarefa um tanto quanto complexa, o Bom Gourmet bolou uma calculadora que vai facilitar a sua vida. Assim, não vai faltar comida no dia da festa e, também, não terá desperdício de alimentos.

>>>Use a calculadora do Bom Gourmet para acertar na quantidade de comida e bebida da ceia

 

***

Estrela da mesa

O peru costuma ser a ave principal da noite de Natal. Por isso, o Bom Gourmet dá todas as dicas para você fazer o preparo perfeito deste prato tão especial, com direito a uma carne com muito sabor e suculência.

>>> Todos os segredos do peru de Natal perfeito

Na hora de colocar a mão na massa e iniciar a preparação da grande estrela da ceia natalina, fica aquela dúvida: É melhor ir no tradicional ou arriscar, dando uma nova cara ao ingrediente? O melhor é fazer o peru recheado? Inteiro ou em pedaços? Confira algumas possibilidades:

>>> 18 receitas de peru para sua ceia de Natal ser sucesso absoluto

Peru assado tradicional. Foto: Alexandre Mazzo/Arquivo/Gazeta do Povo

***

Outras carnes

Se você quer fugir ao tradicional e investir na preparação de chester, outra ave popular nesta época do ano, ou tender, uma versão natalina de carne de porco, o Bom Gourmet também dá aquela ajudinha.  Confira algumas receitas com esses dois protagonistas.

***

Que tal um bacalhau?

Já se a ideia é servir um peixe, o bacalhau é uma boa pedida nas festas de final de ano e pode cair muito bem no Natal. Um dos mais tradicionais é o Bacalhau à Portuguesa. Mas aqui, você confere outras receitas.

>>> De aperitivo a prato principal: confira 43 receitas de bacalhau

Farofa

Este prato tradicionalmente brasileiro é uma das guarnições preferidas da ceia e costuma vir com ingredientes extras nas festas de fim de ano. Seja à base de farinha de mandioca ou de milho, as possibilidades são muitas.

>>>Veja como preparar farofas para todos os paladares 

Receita de farofa da chef Kika Marder. Foto: Gazeta do Povo

***

Outros acompanhamentos

Escolhido o prato principal, é chegada a hora de eleger os coadjuvantes da festa. Está indeciso quanto aos acompanhamentos? Veja a seleção que reúne 50 pratos com arroz, saladas, massas e farofas para fazer par com os assados.

***

Frutas

Não dá para pensar em Natal sem lembrar de frutas que ganham cartaz nesta época: ameixa, cereja, pêssego, damasco, figo e toda a sorte de castanhas. Sabe como aproveitar melhor estes ingredientes?

>>> Confira aqui algumas receitas com as frutas desta época

 

natal-ceia-festas

Compota de pêssego para as festas. Foto: Hugo Harada/ Divulgação

***

Sobremesas

Nada como finalizar uma refeição em alto estilo. Escolha entre dez opções de sobremesas sugeridas. Tem do tradicional tronco de chocolate até o strufolli, um doce napolitano de Natal.

>>> Confira mais receitas para adoçar a ceia

***

Para vários bolsos

Tem um orçamento fixo e não tem ideia como começar? Selecionamos três faixas de preços para uma ceia para seis pessoas. Escolha a sua.

***

Para vários perfis

Seja para um jantar a dois ou para uma festa cheia de crianças, é possível adequar o menu para o perfil mais próxima à sua realidade. O Bom Gourmet dá algumas dicas de tipos de ceias possíveis para este final de ano.

>>> Quatro perfis de famílias, 13 receitas. Confira aqui

Harmonização

Para harmonizar com todos esses pratos, nada melhor do que uma taça de vinho. E vale tanto os vinhos mais tradicionais quanto os espumantes. Confira as dicas do Bom Gourmet.

>>> Relembre os melhores vinhos produzidos no Brasil em 2019
>>> Veja algumas dicas de espumantes e champagnes

 

natal-ceia-festas

Foto: BigStock

***

Organização

Está em cima da hora, mas ainda dá tempo de organizar uma ceia que vai agradar os convidados. Respire fundo e siga estas dicas quentes do Bom Gourmet.

>>> Confira o check list da ceia perfeita

Acessórios

Por fim, que tal dar aquele toque especial à mesa com acessórios charmosos com motivos natalinos? Ainda dá tempo de deixar o visual da sua ceia ainda mais bonito.

>>>Veja as dicas do Bom Gourmet para deixar a decoração da mesa com cara de Natal

***

VEJA TAMBÉM

>>>Origem do panetone é recheada de histórias inusitadas

>>>Prova às cegas definem os melhores panetones do Brasil


vi21

Compartilhe

8 recomendações para você