Eventos

Desafio do Chef

Últimas horas para enviar sua receita de carne vermelha para o concurso do Bom Gourmet

Se você ama cozinhar e tem um preparo que faz sucesso, participe do Desafio do Chef e concorra a prêmios

por Marina Fabri Publicado em 28/05/2013 às 00h
Compartilhe

Inscreva-se

Envie o formulário com sua receita de carnes vermelhas até dia 28 de maio pelo site www.desafiodochef.com.br.

Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo
import
Inscreva-se

Cozinheiros amadores têm somente até às 12 horas desta terça-feira (28) para enviar receitas de carnes vermelhas para o concurso Desafio do Chef 2013. Participe e concorra a muitos prêmios.

Se você tem um preparo que utilize carne — seja assada, cozida, na grelha, ou como você preferir — preencha o formulário de participação e cruze os dedos. Você poderá ter sua receita escolhida para participar da final da etapa e, se passar, da final da competição.

O concurso, realizado pela Gazeta do Povo, é feito especialmente para descobrir e premiar quem gosta de cozinhar por paixão (e não trabalha com gastronomia). Quem escolhe as melhores receitas é o chef Celso Freire, professor do Centro Europeu e um dos sócios do restaurante Zea Maïs.

“Na hora de preparar uma carne vermelha, boas dicas de temperos são as marinadas mais fortes e ervas como tomilho e alecrim, que combinam bastante”, explica Freire. Além disso, segundo ele, é bom evitar excesso de ácidos (como limão, vinagre e vinho) porque acabam mascarando o sabor da carne.

É bom também prestar atenção no ponto da carne. Cada corte tem suas particularidades e não se serve uma costela ou músculo mal passados, assim como não é indicado assar demais carnes macias como mignon e contrafilé. Na hora de comprar uma peça de carne vermelha, é necessário que ela tenha cor viva, brilho intenso, gordura clara e aroma natural de carne.

Processo

Depois de receber as receitas inscritas, o chef Celso Freire faz sua primeira avaliação e seleciona cinco delas. Os escolhidos terão de preparar o prato para uma banca formada por mais dois chefs. Dos cinco desafiantes, dois serão escolhidos e irão para a final, que terá ao todo oito concorrentes.

Prêmios

Os finalistas ganham uma cesta de produtos Paganini e o livro Cozinha Italiana – o Melhor de Cada Região, editado pelo Centro Europeu. O grande vencedor, que vai ser escolhido por um júri em uma prova final, receberá seu peso em vinhos, oferecido pela importadora Porto a Porto e o curso de chef de cuisine e restaurateur, com duração de um ano, do Centro Europeu, em Curitiba.

>>>Participe do concurso: envie sua receita de carne vermelha.

Etapas

Cronograma Desafio do Chef 2013:

3ª Etapa – Carnes Vermelhas

Inscrições de 9 a 28 de maio ao meio-dia. Prova com as cinco melhores receitas no Centro Europeu: 7 de junho

4ª Etapa – Culinária brasileira

Inscrições de 13 a 27 de junho ao meio-dia. Prova com as cinco melhores receitas no Centro Europeu: 5 de julho

Prova final – Vai reunir os dois finalistas de cada etapa em data a definir.

>>>Confira os vencedores da segunda etapa: Carnes Brancas.

>>>Confira os vencedores da primeira etapa: Massas e Risotos.

Compartilhe

8 recomendações para você