• Carregando...

É só baixar o ponteiro do termômetro que o chocolate quente desponta como um dos pedidos mais populares nos cardápios das cafeterias e chocolaterias. Mas não é necessário lançar mão de casacos e enfrentar o clima para provar um bom e cremoso chocolate quente. O aconchego proporcionado pela bebida pode ser desfrutado em casa, de maneira simples e rápida, fugindo dos tradicionais achocolatados industrializados.

O mercado dispõe de muitos ingredientes de qualidade e fácil acesso para fazer um bom chocolate quente, lembra Simone Yama­guty, barista e sócio-proprietária do Exprèx Caffè. “Chocolates nacio­­­nais e importados e seus adicionais, como especiarias, essências e xaropes saborizados, abrem um mundo de possibilidades para quem quer se aventurar na cozinha e preparar em casa”. Quando for comprar chocolate em pó ou em barra, Vicente Braga Schwarz, barista da Rose Petenuci Chocolates e Biscoitos Finos, dá a dica: “Fique atento à porcentagem de cacau. Ela é um indicador de qualidade do produto. O chocolate amargo tem geralmente acima de 50% de cacau em sua composição, já o ao leite tem cerca de 30%”. Tanto o chocolate em barra quanto o em pó rendem bebidas saborosas se as matérias-primas forem de qualidade.

Combinação de sabores

A mistura é um convite para sair das harmonizações de sempre. A adição de especiarias na receita pode trazer sabor único e um toque pessoal. “O chocolate permite a combinação de muitos ingredientes que vão dos picantes, cítricos, refrescantes, os que tem aromas fragrantes até bebidas alcoólicas”, comenta Simone.

É importante não carregar na medida, lembra Ana Paula Gumy, barista e chef de cozinha do HooCafé, em Curitiba. “Pode-se experimentar e provar conforme o gosto pessoal, mas deve-se usar pequenas quantidades para que o ingrediente adicional não se sobreponha ao sabor nem à base feita com o chocolate.”

O cardamomo pode dar um sabor único. Ele faz parte do time de aromas fragrantes, assim como a canela, cravo, baunilha e anis estrelado. As frutas cítricas (laranja, limão e mexerica) aguçam as papilas gustativas, e o uso das ervas hortelã e menta prolongam o sabor e produzem uma sensação de refrescância.

Para quem gosta do calor das bebidas alcoólicas, alguns aromas que caem bem são os do conhaque, uísque e licores de cereja e laranja, Cointreau, Gran Manier, além do irlândes Baileys e do italiano Amaretto. A combinação com o grupo dos picantes, representado pela pimenta caiena e páprica picante, é para quem está atrás de uma experiência sensorial. Elas potencializam o sabor e o calor da bebida.

Serviço:

A Rose Petenucci Chocolates e Biscoitos Finos vende um kit com barra de chocolate meio amargo, baunilha em pó, gengibre, canela e amido de milho para fazer 1,5 litro (R$ 19,50).

Rose Petenucci Pilarzinho Especialidade: ChocolateriasTipo de cozinha: Brasileira, Francesa, Variada Classificação por preço: $ Veja mais
Classificação por preço: Veja mais
Classificação por preço: Veja mais
Exprèx Caffè Especialidade: café, Cozinha variadaTipo de cozinha: Variada Classificação por preço: $ Veja mais

*Beatriz Séra Presentes. Av. Batel,1.713 – (41) 3244-0044.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]