• Carregando...

Coxinha de frango, costela, filés, empadinhas e outras delícias de dar água na boca. Ao longo de três semanas, quase 500 pratos servidos nas três maiores cidades paranaenses foram indicados pelos internautas para concorrer ao título de melhor Sabor Po­­pular do Prêmio Bom Gourmet.

Terminada a primeira fase do concurso, começa agora a etapa mais saborosa – ao menos para a equipe de jurados incumbida de provar estes quitutes durante um fim de semana de verdadeira maratona.

Em Curitiba, os bons de garfo escalados para a tarefa são o coordenador do restaurante-escola do Senac-PR, Lúcio Chrestenzen; a professora e coordenadora do curso de História da PUCPR, Maria Cecília Pilla; o professor titular de História do Brasil da UFPR, Carlos Antunes; a paulista Daniela Mei­ra, nutricionista e produtora do programa “Mais Você”.

A novidade deste ano é o ingresso dos idealizadores do blog Curitiba Baixa Gastronomia, Rafael Martins e Guilherme Caldas, no júri.

Outro tour gastronômico também promete agitar os bares e restaurantes de Londrina e Maringá até o dia 12 de agosto. As cidades integram o concurso pela primeira vez e terão júri próprio.

Os pratos selecionados pelos jurados nas três cidades voltam para o site do Bom Gourmet no dia 16 de agosto para serem votados pelo público. Ganha o prato/iguaria que receber mais votos. Em Curitiba serão 10 concorrentes; em Londrina e Maringá, cinco em cada uma.

Para todos os gostos

Enquanto o Sabor Popular privilegia aqueles pratos que apreciamos no dia a dia, as categorias Novos Talentos e Chefs 5 Estrelas miram na gastronomia mais elaborada. Na primeira, um dos ju­­­ra­dos, o prestigiado chef francês Lau­rent Suaudeau, avalia o trabalho de profissionais da gastronomia recém-formados em escolas de Curitiba.

Du­­rante a prova, eles terão de preparar um prato que será analisado por uma banca. Na segunda categoria, outros jurados irão eleger os Chefs 5 Estrelas, ou seja, os profissionais que mais se destacaram na cena gourmet curitibana em 2012.

O Prêmio Bom Gourmet vem crescendo a cada ano e a maior responsável por isso é a categoria Sabor Especial. Em 2010, ela era dividida em nove seções e contava com pouco mais de 100 jurados. Hoje, são 168 jurados votando em 14 seções: entrada, couvert, prato principal, sobremesa, café, pizza, sanduíche, pão, carne, massa, petisco, asiático, adega e chocolate.

O resultado desta verdadeira celebração gastronômica será divulgado nas páginas da revista especial Prêmio Bom Gourmet, que circula no dia 20 de setembro.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]