Pessoas

Homenagem

Celso Freire, o mestre da gastronomia. Veja homenagem feita em 2014

A história da cozinha no estado é dividida em antes e depois dele, tamanha sua importância

por Bom Gourmet Publicado em 11/09/2014 às 01h
Compartilhe
PRÊMIO BOM GOURMET voltar para o hotsite do Prêmio
APRESENTAÇÃO
PATROCÍNIO
Electrolux - logo Paganini - logo ParkShoppingBarigui - logo
Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo.

Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo.

A vida é feita de grandes marcos. E, assim como a história moderna ocidental, a gastronomia paranaense é divida em a.C e d.C – no nosso caso, antes de Celso Freire, quando vivíamos um tempo em que Curitiba tinha poucos restaurantes de alta gastronomia, e depois dele, quando entramos em uma era de genialidade.

São vários os motivos que determinam Celso como agente de mudança da história paranaense. Um deles é a sua capacidade de transformar tudo o que toca em ouro. Qualidade logo percebida pelo chef espanhol José Serra Masso, com quem trabalhou no restaurante Hotel Bourbon, na década de 1980. Celso Freire transforma ingredientes pouco valorizados em pratos que são joias raras. E com o seu toque, não apenas os alimentos viram ouro, como também as pessoas.

Em 1991, depois de voltar de Londres, onde trabalhava como chef da embaixada brasileira, abriu o Boulevard. Ao longo de pouco mais de uma década, estiveram ao seu lado profissionais que ainda procuravam seu espaço. Com seu incentivo e seus ensinamentos, eles se tornaram nomes de sucesso. Com sua generosidade, aprenderam que disciplina é importante, mas liderança é conquistada com humildade.

Hoje Celso se dedica às aulas que leciona e a seu recém-aberto espaço de eventos. Generoso que é, dá espaço para que aqueles que um dia foram comandados por ele brilhem em suas carreiras.

Confira o vídeo de homenagem ao grande mestre Celso Freire exibido na festa de entrega do Prêmio Bom Gourmet 2014:

PRÊMIO BOM GOURMET voltar para o hotsite do Prêmio
APRESENTAÇÃO
PATROCÍNIO
Electrolux - logo Paganini - logo ParkShoppingBarigui - logo

Compartilhe

8 recomendações para você