Bar do Celso

Cervejas

Um passeio pelas cervejas gaúchas

Luis Celso Jr. traz sugestões da bebida produzida no Sul do Brasil, região que vem ganhando destaque no mercado cervejeiro artesanal nacional

por Luis Celso Jr Publicado em 08/07/2015 às 22h
Compartilhe

No mês passado aconteceu em Porto Alegre (RS) o 10º Encontro Nacional das Acervas, um evento anual que reúne cervejeiros artesanais caseiros (também chamados de homebrewers, pois fazem a sua própria cerveja em casa como hobby) de associações de todo o país. Estive por lá, fui jurado no concurso de cervejas e ainda pude passear pela cidade para conhecer o que ela oferece para nós, fãs da bebida. Trago para vocês algumas sugestões.

Assim como Belo Horizonte e Curitiba, as terras gaúchas vêm se destacando no mercado cervejeiro artesanal nacional. São de lá as eleitas Melhor Cerveja (Basilicow da Seasons) e Melhor Cervejaria (Tupiniquim) no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja, um dos maiores eventos do ramo no país. Mas isso é só a ponta de um iceberg. A região conseguiu unir muito do melhor da tradição da imigração europeia com a modernidade das novas tendências mundiais.

Polo produtor, o bairro Anchieta concentra nove novas microcervejarias separadas apenas por alguns metros de distância. Apesar da proximidade, e talvez justamente por isso, os empresários são unidos e a convivência é pacífica. Uma boa pedida é um passeio pela região com visitas nas fábricas – ligue e agende antes! Conhecer as instalações, ver como a cerveja é feita e até provar o produto fresquinho é uma ótima atração.

Se a ideia é curtir a vida noturna, o ideal é um tour pelo Centro Histórico e Cidade Baixa, bairros com boa concentração de bons bares cervejeiros. Ou ir atrás dos mais conceituados, como Biermarkt Vom Fass e Lagom BrewPub, em Moinhos de Vento, ou Hidden, em Nonoai. Procure degustar as cervejas locais em chope e divirta-se!

Onde ir

Biermarkt Vom Fass – R. Barão de Santo Angelo, 497, Moinhos de Vento , (51) 3574-0927. Lagom – R. Comendador Caminha, 312, Moinhos de Vento, (51) 3026-6660. The Pint – R. José do Patrocínio, 366, Cidade Baixa, (51) 3095-0196. Apolinário – R. José do Patrocínio, 527, Cidade Baixa, (51) 3013-0158. Hidden – R. Gregório da Fonseca, 680, Nonoai, (51) 3247-1930.

***

 

Compartilhe

8 recomendações para você