Restaurantes

Rio Grande do Sul

5 vinícolas que valem a visita no Vale dos Vinhedos

Bom Gourmet elegeu cinco locais para quem quer beber vinho e espumante na Serra Gaúcha

por Anderson Hartmann, do Rio Grande do Sul, especial para Bom Gourmet Publicado em 02/07/2018 às 18h
Compartilhe

Se você ama viajar, adora paisagens naturais e, além disso, ainda aprecia um bom vinho, precisa conhecer uma das regiões mais visitadas do Brasil: o Vale dos Vinhedos, que com mais de um século de tradicionalidade na produção de vinhos, apresenta traços únicos dos imigrantes italianos que aportaram no Rio Grande do Sul.

Localizada a 120 Km de Porto Alegre, faz parte da Serra Gaúcha e compreende os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Trata-se de um dos terroirs mais famosos do Brasil, onde encontram-se algumas das mais conceituadas e premiadas vinícolas do país. E para quem visita a região pela primeira vez, elegemos cinco locais para quem quer beber vinho e espumante de qualidade.

Vácuo na lei e boom de empreendimentos de luxo ameaçam o Vale dos Vinhedos

5 vinícolas para visitar no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha

Casa Valduga

A casa Valduga tem a maior cave subterrânea da América Latina, onde é possível perder-se em meio às inúmeras salas com capacidade para mais de 6 milhões de garrafas.

Uma das mais tradicionais vinícolas do Rio Grande do Sul, é considerada o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil, inaugurado em 1992, possibilitando aos visitantes um maior contato com a criação e elaboração dos vinhos. Além da vinícola, encontramos no local o Restaurante Maria Valduga (com pratos típicos que harmonizam com os mais emblemáticos vinhos da casa) e, também, a Pousada Casa Valduga (cercada por belos parrerais, dispõe de 24 acomodações). Não deixe de visitar no local a maior cave subterrânea da América Latina, onde é possível perder-se em meio às inúmeras salas com capacidade para mais de 6 milhões de garrafas.

Serviço: De segunda a sábado das 09h30 às 16h30 – com visitas de hora em hora. Aos domingos e feriados das 9h30 às 15h30 – com visitas de hora em hora. Os grupos para visitações são formados por ordem de chegada, atendendo, no máximo, 30 pessoas por vez.
Endereço: Linha Leopoldina, 2355 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

***

Lidio Carraro

>> LEIA TAMBÉM: Vinhos brasileiros de pequenas vinícolas: veja 31 joias raras

Considerada Vinícola Boutique, a Lídio Carraro investe em uma menor produção com mais qualidade. Tem como ponto forte um conceito purista.

É uma vinícola com conceito de boutique que investe em uma menor produção com mais qualidade, e por isso, vem sendo convidada a elaborar os vinhos que representam diversos torneios esportivos mundialmente conhecidos, como o Pan 2007, Stock Car 2010, Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Foi fundada no ano de 2001 e um de seus pontos fortes é o seu “conceito purista”, onde todo o processo é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural das uvas e do terroir de origem. Além disso é caracterizada por possuir um controle rigoroso de produção, não realizando nos vinhos mais frescos a fermentação malolática (instrumento enológico que permite ao enólogo controlar a acidez e acrescentar novos aromas e sabores aos vinhos) e, também, por não fazer uso dos tradicionais barris de carvalho, sendo seus vinhos evoluídos nas próprias garrafas.

Serviço: Todos os dias das 9 às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. Acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio pelo telefone: (54) 2105.2555 ou pelo e-mail: atendimento@lidiocarraro.com
Endereço: RS 444, Km 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

***

Miolo

Possui cerca de 50 hectares em um espaço a céu aberto nominado “Miolo Wine Garden”, onde é possível você harmonizar os vinhos e espumantes da vinícola com comidas típicas.

É a maior exportadora brasileira de vinhos e está entre as três principais produtoras de espumantes. Com a mais imponente das estruturas, é reconhecida como uma das vinícolas mas bonitas do Vale dos Vinhedos. Possui cerca de 50 hectares em um espaço a céu aberto nominado “Miolo Wine Garden”, onde é possível harmonizar os vinhos e espumantes da vinícola com comidas típicas como queijos, salames, azeitonas. Tudo isso enquanto curte o espaço ao ar livre, a paisagem, a natureza e a vinícola.

Um dos diferenciais que chama muito visitante é a Escola do Vinho Miolo, um local para cursos e minicursos de degustação de vinhos e um programa especial que possibilita que os amantes do vinho façam o seu próprio vinho.

Serviço: De segunda a sábado das 9h30 às 16h30 – com visitas de hora em hora. Aos domingos e feriados das 09h30 às 15h30 – com visitas de hora em hora.
Endereço: RS 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS

***

Cave de Pedra

A Cave tem como sede um castelo medieval totalmente construído em pedra basalto, o que garante a manutenção durante todo o ano de temperaturas amenas.

Fundada em 1997, é considerada uma das primeiras vinícolas boutiques do Brasil, por ter uma produção um pouco menor e encantar quem a visita. A Cave tem como sede um castelo medieval totalmente construído em pedra basalto, o que garante a manutenção durante todo o ano de temperaturas amenas, o que cria um ambiente ideal para o amadurecimento de vinhos e espumantes.

Faz parte do grupo de empresas da Família Valduga e tem uma produção bem exclusiva, com somente cerca de 50 mil garrafas por ano, investindo em uma produção menor, porém com mais qualidade. Sua especialidade são os vinhos tintos e espumantes. Não deixe de subir a escadaria em caracol que leva até o topo da vinícola e contemplar a vista de boa parte do Vale dos Vinhedos.

Serviço: De segunda a sábado e nos feriados o atendimento no varejo é das 9h30 até às 18h, com a primeira visita do dia às 10h e a última em torno de 17h. Aos domingos o atendimento é das 9h30 até às 17h, com a primeira visita às 10h e a última em torno de 16h.
Endereço: RS 444, Km 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

***

Pizzato

A Pizzato é uma vinícola familiar com muita personalidade e uma arquitetura contemporânea, conhecida na região como a Casa do Merlot.

É uma vinícola familiar e com muita personalidade. Tem uma arquitetura contemporânea, conhecida na região como a Casa do Merlot. A própria família cultiva as uvas desde o final da década de 1960 em sua propriedade atual no Vale dos Vinhedos. A comercialização dos vinhos começou em 1998. O mais famoso é o “DNA 99”, varietal Merlot elaborado em homenagem à primeira colheita vinificada pela Pizzato em 1999, um dos mais respeitados tintos do Brasil. Apesar de ser uma vinícola jovem no roteiro da região, é reconhecida como uma das mais premiadas. Desde muito cedo seus vinhos receberam destaques em avaliações nacionais e internacionais.

Serviço: Todos os dias, das 10h às 17h.
Endereço: RS 444, após KM 24 – Via dos Parreirais, S/Nº – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

LEIA TAMBÉM:

>> A riqueza do vinho da Sierra de Gredos, a nova região vinícola da Espanha

>> Como tomar vinho sem ter medo dos olhares de desaprovação dos experts

Compartilhe

8 recomendações para você