Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Desvende os segredos da polenta brustolada
| Foto: Fernando Zequinão

Sobrou polenta? Então reaproveite e faça brustolada! A polenta vai ficar com um gosto de queimadinho, uma crosta crocante e acompanha bem diversos molhos. A chef Rosane Radecki, do Girassol, em Palmeira (PR), ensina como “brustolar” a polenta na frigideira nessa receita que leva ainda ragu de linguiça Blumenau e queijo porunga. O prato inclusive é servido no restaurante (R$ 27).

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo| Fernando Zequinão

A chef recomenda não utilizar o leite para cozinhar o fubá: “A polenta vai ficar muito cremosa e grudenta. É melhor cozinhar só com água ou com um caldo vegetal ou de carne”. Para acompanhar, ela sugere queijos frescos e sem muita personalidade para não competir com o sabor intenso da linguiça Blumenau.

O termo brustolado deriva do dialeto dos imigrantes do Norte da Itália que se estabeleceram no Sul do Brasil e vem do verbo italiano “abbrustolire”, que significa dourar ou queimar levemente. Antigamente essa polenta era preparada no fogão à lenha, mas é possível obter o mesmo resultado na frigideira untada com um fio de azeite ou na chapa de ferro bem quente.

Confira o passo a passo do prato:

1. Cozinhe o fubá com água ou caldo vegetal ou de carne por 40 minutos ou de acordo com as instruções indicadas na embalagem. Retire do fogo e despeje numa forma. Deixe descansar de um dia para o outro na geladeira para ficar firme.

Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo| Fernando Zequinão

2. Corte as fatias de polenta na espessura de 2 dedos de largura e um de altura.

Desvende os segredos da polenta brustolada
| Fernando Zequinão

3. Doure as fatias numa chapa de ferro bem quente ou numa frigideira antiaderente untada com um fio de azeite.

Desvende os segredos da polenta brustolada
| Fernando Zequinão

4. Retire a linguiça Blumenau da pele, desmanche numa panela e frite com um fio de azeite. Quando dourar, adicione os legumes, dê uma refogada e adicione o molho de tomate. Se necessário adicione um pouco de água e deixe cozinhar por 15 minutos ou até apurar. Sirva o ragu sobre a polenta e polvilhe com queijo porunga ralado.

Desvende os segredos da polenta brustolada
| Fernando Zequinão

Veja a receita completa:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]