Receitas & Pratos

para impressionar

Veja o que chefs premiados fariam para seus chefes

Perguntamos para os Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet 2016 o que sugerem para um leitor que vai preparar um jantar para o chefe. Pratos são bem variados

por Bom Gourmet Publicado em 11/02/2017 às 09h
Compartilhe

chefs abre

Um leitor quer preparar um jantar para o chefe. Qual prato principal vocês sugerem?

Gabriela Carvalho

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

“Cogumelos são superdeliciosos e especiais. Saem do trivial tornando um prato simples em um resultado incrementado. Seu preparo incorreto pode comprometer a perfeição mas dificilmente comprometerá o sabor e seu valor. A combinação de cogumelos e queijo para mim é infalível! Sempre agrada! Além de trazer um equilíbrio de nutrientes para todos os gostos. Acredito que um prato simples bem executado é o que pode surpreender um chefe! Uma massa fresca ou não (mas sempre de qualidade) cozida em ponto certo com um molho incrível é descomplicado e agrada qualquer um que gosta de comer bem.”

***

 

Eva dos Santos

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

“Minha sugestão é a costela tambaqui. Escolhi um produto mais difícil de alinhar com técnicas primitivas de cozinha: a brasa. É também algo que pudesse ser pré-preparada para aproveitar o tempo em uma conversa animada. Um prato com técnicas de cozimento simples e com temperos bem marcantes e intensos.”

Costela tambaqui

Ingredientes
500 g de tambaqui

Para a marinada:
20 g coentro picado
400 ml vinho branco
200 ml de água
5 salsinhas picadas
Suco de três limões
Pimenta branca e pimenta rosa a gosto
Preparo:misture e deixe o peixe marinar por três horas e reserve.

Para o pesto de coentro:
Meio maço de coentro desgalhado
200 de azeite de oliva
Meio  maço de salsinha desgalhada
Um dente de alho
20 g de parmesão ralado
50g de castanha-do-pará
Preparo:
Triture as castanhas e reserva.  Em um liquidificador, triture o alho com o azeite até misturar bem. Em seguida, junte o coentro e salsinha e bata até azeite ficar bem verdinho. Depois, junte o parmesão e misture levemente. Reserve.

Para as batatas com cebola:
4 batatas grandes
2 cebolas-roxas cortadas em tiras grossas
Preparo: cozinhe as batatas até ficarem macias, mas de maneira que não se desmanche na grela. Na churrasqueira, faça fogo como de costume e disponha as batatas com ou sem casca. Coloque as cebolas em uma peneira de inox, temperada com azeite e sal a gosto, e leve ao fogo para assar em cima da churrasqueira, mexendo sempre para não queimar. Reserve e mantenham os alimentos aquecidos. Em seguida, retire as costelas da marinada, retire o excesso e tempere com azeite para não grudar na grelha. Coloque em brasa moderada e mexa sempre para tostar.  Utilize um palito para descobrir se o alimento está no ponto. Se não houver resistência da carne, está no ponto. Sirva com as batatas, cebolas  regada com pesto de coentro frio – ou levemente aquecido.

***

 

Kika Marder

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

“Escolhi a moqueca de frutos do mar para ser preparada pelo leitor pois para mim é um prato espetacular. É completo, cheio de sabor e temperos e requer ingredientes de primeira qualidade, porém, o preparo não é muito complexo. Essa moqueca é perfeita para ser servida agora no nosso verão acompanhada por uma bela taça de vinho branco e boas companhias!”

Moqueca de frutos do mar, farofinha de dendê e purê de banana da terra

400g de pescada amarela limpa e em cubos
400g de camarão graúdo limpo
1 polvo médio (cozido e cortado em rodelas pequenas)
400 g de lulas em anel (já cozido)
1 pimentão vermelho sem casca (cortado em tiras)
1 pimentão amarelo sem casca (cortado em tiras)
2 pimentões vermelhos sem casca e sem semente (assado em azeite de oliva)
2 pimentões amarelos sem casca e sem semente(assado em azeite de oliva)
6 tomates pomodoro sem pele (cortado em tiras)
2 cebolas em rodelas finas
1 litro de caldo de peixe
2 litros ml de leite de coco
1 de cabeça de alho assado
40ml de azeite de dendê
20g de coentro
1 maço pequeno de manjericão
10ml de óleo de canola
sal e pimenta do reino a gosto
300 g de farinha de panko
100 ml de azeite de dendê
200g de manteiga
5 bananas da terra maduras

Modo de preparo
Numa panela de barro no fogo coloque um fio de óleo no fundo e a cebola cortada em rodelas e dê uma ligeira dourada em azeite de oliva. Acrescente as tiras de pimentão (vermelho e amarelo), o tomate (cortado em fatias), e coloque os cubos de peixe, camarão o alho, o sal e pimenta do reino e o caldo de peixe (preparado anteriormente). Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos (o peixe fica um pouco mal passado).
Bata no liquidificador os pimentões e o alho assado com azeite de oliva formando um creme. Adicione na panela.
Abaixe o fogo e coloque o leite de coco e adicione o azeite de dendê e tampe. Aumente o fogo e deixe uns 2 minutos. Acrescente o polvo e a lula. Acrescente o coentro e o manjericão e reserve.

Para a farofa: Derreta a manteiga, adicione o azeite de dendê, a farinha de panko, mexa bem. Tempere com sal, pimenta. Polvilhe com salsinha e sirva.

Para o purê de banana: Asse em 160 graus as bananas da terra por 30 minutos.  Tire da casca, coloque no processador e acrescente o leite de coco até ficar em uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta. Está pronto para servir.

***

Lênin Palhano

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

“Primeiramente é importante investigar o que a pessoa gosta, conhecer seus hábitos alimentares para não gerar nenhum constrangimento. Mas uma boa pedida é uma massa tradicional, pois dificilmente alguém não gosta.”

***

Dudu Sperandio

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

“Mignon grelhado com molho de trufas e risoto de funghi porcini trufado. A escolha do prato é para fazer algo muito especial e delicado, que são as trufas e o funghi porcini, e sem correr riscos. Sem riscos porque praticamente todo mundo gosta de mignon e risoto. Aí fica fácil de impressionar o chef e se mostrar um grande cozinheiro. Dou essa dica por ser um prato muito especial, fácil de preparar e que eu serviria para alguém muito importante.”

***

Compartilhe

8 recomendações para você