Bebidas

Curitiba

Vereadores querem criar “selo de excelência” para cervejarias

Projeto de lei cria série de exigências de produção, práticas sustentáveis e outros critérios para as microcervejarias locais

por Talita Boros Voitch Publicado em 20/12/2017 às 16h
Compartilhe

Um projeto de lei, que tramita na Câmara Municipal de Curitiba desde o início do mês, quer criar um selo de “excelência” para a produção de cervejas artesanais na cidade. O texto, de autoria dos vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Bruno Pessuti (PSD) cria uma série de exigências de produção, práticas sustentáveis e outros critérios para as microcervejarias locais.

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Ao todo, são quatro critérios que devem garantir o selo de excelência às cervejarias. O primeiro exige “respeito aos valores históricos, sociais, culturais e ambientais da cidade de Curitiba” sem especificar quais são esses valores. O projeto também determina que as cervejarias participem de programas de capacitação e qualificação profissionais.

A adoção de práticas sustentáveis e não agressoras ao meio ambiente e também a abertura para visitação pública e experimentação na unidade produtora de cerveja completam a lista de exigências para as cervejarias alcançarem o selo.

O projeto de lei ainda está no início da tramitação na Casa e deve passar pelas comissões antes de seguir para ser votado no plenário.

Capital da cerveja artesanal

Em agosto, os vereadores nomearam Curitiba como a capital da cerveja artesanal. O texto também instituiu a última semana de maio como a Semana da Cerveja Artesanal em Curitiba. Outro projeto votado no mesmo dia incluiu no calendário oficial o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais (ProcervaFest), promovido pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), realizado em agosto.

A prefeitura lançou também o Curitibéra, roteiro oficial com as cervejarias artesanais da Grande Curitiba. O roteiro inclui 33 cervejarias artesanais mapeadas em oito bairros de Curitiba. São eles Santa Felicidade, Cabral, Cristo Rei, Santa Quitéria, Água Verde, Hauer, Boqueirão e Umbará. Também fazem parte do mapa as cidades de Colombo, Pinhais, Campo Largo, Araucária e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.

Confira as 33 microcervejarias da Grande Curitiba

Confira as cervejarias divididas por bairros

Alto da Rua XV (Curitiba)

* * *

Araucária

* * *

Boqueirão (Curitiba)

* * *

Cabral (Curitiba)

* * *

Campo Largo

* * *

Centro (Curitiba)

* * *

Colombo

* * *

Pinhais

* * *

Hauer (Curitiba)

* * *

Santa Felicidade (Curitiba)

* * *

Santa Quitéria (Curitiba)

***

São José dos Pinhais

* * *

Sítio Cercado (Curitiba)

* * *

Umbará (Curitiba)

* * *

LEIA TAMBÉM

Aprenda 15 coquetéis para servir no Natal

Tim tim! 5 cervejas para brindar nas festas de fim de ano

Conheça os 16 melhores vinhos brasileiro de 2017

Compartilhe

8 recomendações para você