Receitas & Pratos

Tendência

Você conhece a carne de jaca? Dá pra fazer até coxinha e fica igual!

Depois de cozida e desfiada, a jaca assemelha-se muito à carne de frango. E aproveita-se tudo da fruta, da casca até as sementes

por Da Redação, colaborou Monique Portela Publicado em 23/01/2017 às 09h
Compartilhe

Nativa da Índia, a jaca figura entre as maiores frutas do mundo. É comum encontrá-las pesando entre 3 e 15 kg — e das sementes à casca, não existe parte dessa fruta que não possa ser aproveitada.

Com a casca é possível fazer doces; com a polpa, mousses, cremes e até mesmo aguardente; com o bagaço, geleias; já com os caroços, faz-se bolos, compotas e patês. O maior problema é seu tamanho, que dificulta o manuseio, e o visgo, uma espécie de cola branca que pode incomodar os desavisados. Mas é simples contornar a situação: basta untar bem a faca, as mãos e a tábua com óleo de girassol.

Casca, sementes e poupa podem ser aproveitadas. Só é preciso ter cuidado com o visgo, que gruda com firmeza nas mãos e na faca. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Casca, sementes e poupa podem ser aproveitadas. Só é preciso ter cuidado com o visgo, que gruda com firmeza nas mãos e na faca. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Quanto mais madura, mais doce é a fruta. Mas quando verde, a jaca tem um sabor neutro, o que permite utilizá-la em diversas receitas salgadas. Aos preparos, ela oferece nutrientes, principalmente fibras e substâncias antioxidantes. Oferece também a textura: depois de cozida e desfiada, a jaca assemelha-se muito à carne de frango.

Dependendo do tempero, o sabor também pode ficar praticamente igual. “A jaca verde não tem sabor, então ela sempre vai pegar o gosto do tempero que você der”, comenta Isis Freitag, que desde 2011 usa a chamada carne de jaca como substituto à carne animal em seus preparos na confeitaria Doces & Cores, em Curitiba. A alternativa agrada tanto vegetarianos quanto quem está em busca de uma alimentação sem proteína animal.

A carne de jaca desfiada assemelha-se muito à carne de frango. Foto: André Rodriges

A carne de jaca desfiada assemelha-se muito à carne de frango. Foto: André Rodriges

Em Curitiba, uma jaca custa em média R$ 3 o quilo. Com a popularização da fruta na capital paranaense, já é possível encontrá-la em quitandas e mercados, o que era difícil há alguns anos. Ainda assim, o lugar mais garantido para encontrar a fruta é o mercado municipal e o caminhão da jaca.

Aprenda a fazer:

Vale lembrar que a jaca não tem as mesmas substâncias nutricionais que a carne, em especial no que diz respeito ao seu valor proteico. A substituição se dá por conta da consistência e do sabor. “A jaca é uma fruta. Nutricionalmente não dá para comparar. É como comparar uma melancia com uma carne”, alerta a nutricionista Astrid Pfeiffer.

LEIA MAIS:

>> 5 receitas leves para o verão que você prepara em 20 minutos

>> Oito pratos perfeitos para “ogros veganos”

>> Sorveterias de Curitiba apostam em sabores com fruta

Tags: coxinha jaca
Compartilhe

8 recomendações para você