Produtos & Ingredientes

Artesanal

Você sabia que existe Nutella branca?

Feito com chocolate branco, o creme de avelã tem sabor mais delicado que o original e lembra o sabor do recheio do Kinder Bueno

por Marina Mori Publicado em 13/06/2019 às 09h
Compartilhe

Os chefs Felipe Machoski e Vitor Verona estavam empenhados em criar uma nova sobremesa para o menu do Officina Restô Bar, em Curitiba, quando tiveram a ideia de fazer uma Nutella branca.

A criação foi divulgada por eles há poucos dias, mas já está causando alvoroço nas redes sociais do estabelecimento: em vez de misturar chocolate amargo à pasta de avelãs tostadas, os cozinheiros resolveram usar chocolate branco na versão artesanal do creme mais famoso do mundo.

craquelin-bomba-de-nutella-branca-officina-resto-bar-mazzo2

Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo

Sabor de Kinder Bueno

“Era o ingrediente disponível na hora e quisemos fazer um teste”, conta Machoski. Assim que conseguiram obter a textura desejada, não houve colher que passasse longe do pote.

Segundo os cozinheiros, o sabor da Nutella branca lembra o recheio de um bombom que geralmente também faz sucesso entre os fãs do creme de avelãs. “Quando a gente faz a Nutella caseira ela fica mais parecida com o sabor do bombom Ferrero Rocher, mas essa com chocolate branco lembrou muito o Kinder Bueno”, garante o chef.

>>> Nutella: confira 5 receitas de lamber os dedos

Cremosidade crocante: massa de bomba recheada com Nutella branca

O creme de avelã com chocolate branco do Officina Restô Bar ganhou uma apresentação de sobremesa chamada “Craquelin”. No prato, a Nutella branca aparece protegida por uma esfera crocante de pâte à choux (a massa da bomba) decorada com um craquelin tingido naturalmente. O biscoito delicado, batizado graças ao aspecto craquelado que ganha ao ser assado, foi colorido pelos chefs Machoski e Verona com pó de beterraba.

craquelin-bomba-de-nutella-branca-officina-resto-bar3

Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo

A sobremesa pesa aproximadamente 150 gramas e é servida sem acompanhamentos. Verona garante que não há necessidade de mais. “A gente até pensou em adicionar uma geleia, mas ela é perfeita por si só. A crocância e o sabor neutro da massa só realçam o sabor do recheio. É muito marcante”.

Embora tenha sido criada exclusivamente para o dia dos namorados, há chance de que o restaurante mantenha o prato no cardápio para concorrer com outros dois carros-chefes: o fondue de doce de leite e o s’mores, feito com marshmallow, chocolate meio amargo derretido e bolachinhas.

Existe Nutella branca?

Apesar de muita insistência por parte dos fãs de Nutella, o Grupo Ferrero nunca anunciou a produção de uma versão oficial do creme de avelã com chocolate branco. Existem, porém, indícios de que o produto tenha aparecido em alguns mercados da Itália há poucos anos como “Nutella Bianca”.

Mesmo assim, outras marcas oferecem suas versões, inclusive nacionais. É o caso do creme de avelã branco Buoníssimo, produzido pela DaBella, marca da paulistana Padaria 2000. O produto, lançado no mercado em outubro de 2018, pode ser adquirido em dois tamanhos: 300g (R$ 26) e 600g (R$ 42).

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

8 recomendações para você