Bebidas

Experiência

Wine bar na Argentina tem vista para a fascinante Cordilheira dos Andes

Cavas Wine Lodge tem vinhedo próprio e uma adega com mais de 800 rótulos. E o melhor: não precisa ser hóspede para aproveitar

por Anderson Hartmann, de Mendoza, na Argentina, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 14/02/2019 às 17h
Compartilhe

Já pensou em provar um menu degustação harmonizado com vinhos e espumantes em frente à Cordilheira dos Andes? Pois esse lugar existe! Estamos falando do Cavas Wine Lodge, um hotel boutique com vinhedo próprio e vista para uma das montanhas nevadas mais famosas da América do Sul. E não é preciso estar lá hospedado, basta fazer uma reserva e se jogar nos prazeres enogastronômicos argentinos.

  • Foto: Anderson Hartmann
  • Foto: Anderson Hartmann
  • Foto: Anderson Hartmann
  • Foto: Anderson Hartmann

Curiosamente a ideia de criar um lugar que oferecesse uma experiência sensorial única nasceu no Brasil, mais precisamente em Búzios, quando o casal de argentinos Cecilia Diaz Chuit e Martín Rigal curtia férias no Rio de Janeiro. Daí foi um pulinho para que marido e mulher escolhessem a área de terra perfeita para montar o Wine Lodge, terminologia registada pelo casal que deixou Buenos Aires rumo à Mendoza para dar vida a esse sonho.

>> Abriu um vinho e não tomou tudo? Veja como conservar a garrafa aberta

Isolamento, tranquilidade, gastronomia gourmet e orgânica e vista exclusiva para as montanhas são alguns dos diferenciais da propriedade erguida junto a um vinhedo de 55 hectares. Ao todo são 18 quartos localizados em meio aos parreirais, com total  privacidade e vista para os Andes.

Já na chegada à propriedade somos recepcionados com uma taça de vinho. É aí que começa a viagem pela enologia e culinária de los hermanos. O cardápio do restaurante que ganhou Prêmio de Excelência da Wine Spectator de 2014 a 2018 é à la carte ou com opção de menu degustação de dois ou três pratos (todos muito bem servidos, incluindo a harmonização com vinhos e espumantes argentinos; preço a partir de R$ 160 por pessoa).

A inspiração da culinária do Cavas Wine Lodge é na comida peruana, sem muitos molhos e foco na qualidade da matéria-prima — muitos ingredientes são obtidos na horta orgânica do próprio local ou fornecidos por produtores dos arredores.  Acreditando na filosofia de que os alimentos mais saborosos são cultivados organicamente e colhidos de maneira ecologicamente correta, o pessoal do Wine Lodge colocou em prática o projeto “Km Zero”, que busca fornecedores de frutas, verduras e legumes orgânicos vizinhos à propriedade. “Além de garantir pratos mais frescos e saborosos, com esse projeto conseguimos estimular o desenvolvimento regional. Todos crescemos juntos”, garante Martin.

Quem está à frente da cozinha do restaurante é o casal de chefs Ivan Azar e Silvana Gallo. O menu de almoço é alterado a cada quatro meses, de acordo com a temporada e composto para mostrar os melhores ingredientes obtidos. O almoço prevê uma escolha de 5 entradas, de 6 pratos principais e de 4 sobremesas, incluindo opções vegetarianas. Já o cardápio do jantar é mudado diariamente.

Atenção a um detalhe: a adega do lodge, sob a responsabilidade do sommelier Martin Krawczyk Pardo, é praticamente 100% de vinhos argentinos e conta com mais de 800 rótulos.

Consulte opção de hospedagem em uma das cabanas exclusivas com vista para a Cordilheira e pergunte também sobre as aulas de gastronomia personalizadas que acontecem no local. Não é à toa que o hotel vem arrebatando diversas premiações internacionais nos últimos anos. Mas não precisa ser hóspede para conhecer a experiência enogastronômica do restaurante – aberto diariamente para café da manhã, almoço e jantar, mediante reserva.

Serviço: Costaflores s/n, Cobos, Lujan de Cuyo, Mendoza, Argentina. Todos os dias, mediante reserva. Telefone: +54 261 456-1748

LEIA TAMBÉM:

>> App se baseia nas fases da lua e estações para indicar qual vinho tomar

>> Sem preconceito! Melancia surpreende em preparos salgados

 

Compartilhe

8 recomendações para você