Eventos

VENCEDORES

Conheça os seis espumantes que ganharam destaque no Concurso do Espumante Brasileiro

97 espumantes nacionais foram premiados com medalha de ouro na 10ª edição do campeonato; conheça os premiados nas seis categorias

por Da redação Publicado em 21/10/2017 às 17h
Compartilhe

A 10ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro terminou ontem (20) com uma premiação em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Foram 97 espumantes premiados com medalha de ouro em seis categorias. Eles foram avaliados durante três dias por uma banca com 50 pessoas, entre enólogos, jornalistas especializados em gastronomia e sommeliers.

tacasss

Seis champagnes foram premiados com o Destaque Cleber Andrade na 10ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro.

Os destaques de cada uma das categorias receberam o Prêmio Destaque Cleber Andrade. O Monte Paschoal Dedicato Espumante Champenoise Brut 2012, da Basso Vinhos e Espumantes, ganhou o destaque de espumante brut método tradicional. Já os destaques Brut Charmat e Brut Rosé foram, respectivamente, para o Ponto Nero Espumante Brut, da Domno do Brasil, e Cave Amadeu Espumante Brut Rosé, da Vinícola Geisse.

Outro destaque ficou com Don Guerino Cuvée Espumante Extra Brut, da Don Guerino Vinhos Finos, na categoria extra brut e nature. Os outros premiados foram o Conde de Foucauld Espumante Demi-Sec Branco, da Cooperativa Vinícola Aurora, na categoria Demi-Sec; e o Monte Paschoal Espumante Moscatel Rosé, da Basso Vinhos e Espumantes, na categoria Moscatel.

>> Restaurante de NY estrelado Michelin serve espumante brasileiro de R$ 60

Espumante brasileiro de R$ 43,50 é eleito 5º melhor vinho do mundo

O concurso

A competição deste ano teve 308 rótulos de 80 marcas de espumante inscritos, um aumento com relação à edição anterior, em 2015, com 264 espumantes. O concurso, que é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), é realizado desde 2001 e, desde 2003, ocorre a cada dois anos. A partir do mesmo ano, as edições se fixaram em Garibaldi, reconhecida como a Capital Brasileira do Espumante. A cidade recebe, todos os anos, a Fenachamp (Festa Nacional do Espumante). O concurso faz parte da programação da festa.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe

8 recomendações para você