O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Fraport Brasil confirmaram nesta terça-feira (16) que o aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, será reaberto parcialmente em outubro para pousos e decolagens. Para viabilizar o plano, a concessionária responsável pelo Salgado Filho pretende liberar 1.700 dos 3.200 metros da pista, permitindo a operação de até 50 voos domésticos por dia. Posteriormente, em dezembro, o restante da estrutura estará apto para operar sem restrições.
Mais de 2.700 metros da pista ficaram debaixo d’água por mais de 20 dias, sofrendo consideráveis danos, principalmente a parte antiga, de 2.280 metros — a Fraport entregou um prolongamento de 920 metros em 2022. Cerca de 400 metros da parte nova não foi afetada e não precisará passar por reparos.
Em uma primeira etapa, que já foi iniciada pela Fraport, a recuperação será feita nos 500 metros da parte nova da pista e em 780 metros da estrutura antiga. Nesse trecho será necessária a recuperação da camada de asfalto, com a retirada de 15 centímetros e posterior recuperação. Para isso, a concessionária montou temporariamente uma usina de asfalto, para dar mais agilidade nos trabalhos.
Com 1.700 metros de pista, o aeroporto de Porto Alegre deve retomar as operações, mesmo que ainda com restrições, inclusive de horário, entre 10h e 22h. “Optamos por outubro devido à diminuição das chuvas e às dificuldades de realizar pavimentação durante o inverno, que é marcado por baixas temperaturas e precipitações”, disse a diretora-executiva da Fraport Brasil, Andreea Pal.
Trabalhos na pista do Aeroporto Salgado Filho seguem até dezembro
Na parte antiga da pista, os danos foram maiores. A placa de concreto que está assentada sob a base da pista foi preservada. Em compensação, as camadas superiores até o pavimento foram comprometidas. Dessa forma, a equipe da Fraport vai precisar retirar cerca de 45 centímetros de camada de asfalto para, então, requalificar a malha asfáltica. Esse trabalho será feito ao longo de 1.500 metros da pista, na parte mais próxima ao terminal de passageiros.
As faixas de asfalto localizadas ao lado da pista não foram danificadas. A iluminação, tanto lateral como central, foram recuperadas e aguardam a retomada das subestações de energia elétrica para voltarem completamente — segundo a Fraport, a substituição das peças e componentes da subestação foi iniciada neste mês. Ao todo, as obras de recuperação do aeroporto Salgado Filho, não só a pista, têm um custo estimado de R$ 700 milhões.
A expectativa da Fraport é entregar a reconstrução da pista até dezembro deste ano, permitindo a retomada de mais voos domésticos, e também internacionais. Por enquanto, os voos que chegavam e saiam do Salgado Filho foram distribuídos entre vários aeroportos do Rio Grande do Sul, incluindo a Base Aérea de Canoas, distante 10 quilômetros do aeroporto afetado. Nesta semana, os embarques e desembarques foram retomados no terminal de Porto Alegre, mas com os aviões partindo e chegando de Canoas.
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