• Carregando...
Os bailarinos dançam em grupo e individualmente no espetáculo | Divulgação
Os bailarinos dançam em grupo e individualmente no espetáculo| Foto: Divulgação

Teatro

Confira informações desta e de outras peças no Guia da Gazeta do Povo.

O grupo de dança contemporânea 1.º Ato, de Minas Gerais, apresenta neste fim de semana Mundo Perfumado, trabalho de 2005, no Teatro da Reitoria. A pesquisa para o espetáculo começou com a proposta para que cada bailarino investigasse em seu corpo e ao seu redor o que é essencial e o que está sobressalente.

"Começamos com uma análise da conexão entre as articulações do corpo, e vimos que o essencial são os ossos, que permanecem, enquanto o restante do corpo deteriora", explica a diretora Suely Machado.

Na constatação dos excessos em que estamos imersos, o grupo percebeu que os estímulos abundam – e entre ele, os cheiros, daí o título da peça. "O perfume é usado para buscar uma identidade, mas é efêmero, logo passa", explica a diretora. "O excesso leva à banalidade."

Na concepção coreográfica de Alex Dias, os bailarinos nunca saem de cena, e se apresentam individualmente ou em grupo. Ele é um dos dez artistas no palco.

Para embalar os movimentos, a trilha sonora é de André Abujamra, artista prestigiado por seus projetos inventivos e com larga passagem por Curitiba.

Aniversário

A relação do grupo com Curitiba se aprofunda. Também no Teatro da Reitoria, eles apresentaram Desiderium, em 2003, dentro do Festival de Teatro de Curitiba. Suely já trabalhou por vários meses na capital paranaense, em contato com artistas como Luís Melo e Nena Inoue.

O 1.º Ato completou 30 anos em 2012, com uma linguagem própria que investiga a dramaturgia do gesto e apelo emocional forte.

Em Belo Horizonte, o grupo possui um centro de formação, do qual saem cerca de 250 novos bailarinos por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]