• Carregando...
Evento é uma “evolução” de encontros semanais que a Biblioteca recebe | Divulgação
Evento é uma “evolução” de encontros semanais que a Biblioteca recebe| Foto: Divulgação

Prepare o seu D-20 e toda a sua habilidade em testes de perícia. No dia 3 de dezembro, a partir das 14h, a Biblioteca Publica do Paraná vai se transformar no principal Dungeon para onde vão convergir todas as quests épicas dos jogos de tabuleiro durante o 1º Curitiba RPG.

Com uma programação que contempla desde os jogadores mais experientes até aqueles que ainda nem decidiram se seus personagens pertencem às classes de elfos, paladinos ou magos, o evento promete espaços múltiplos onde o visitante pode tomar o primeiro contato com o Role Play Game e criar um grupo de jogadores na hora com o auxílio dos mestres cadastrados ou mesmo participar com todo o panteon de amigos e heróis com qual já construiu sua reputação nos reinos da magia.

Os participantes vão poder optar por diversos sistemas de jogo, desde o tradicional D&D, o Gurps, Faroeste Arcano, Vampiros: A Máscara e mais. Sergio Garcia, organizador do evento, lembra que “esse tipo de jogo contribui para a melhora do raciocínio lógico, criatividade e sociabilidade. O pouco preconceito que ainda existe vem daqueles que não conhecem mas é só participar e ver que é uma galera tranquila e divertida que isso acaba em um instante”, comenta.

E, para agradar a todos, em uma iniciativa comparável às teorias de multiversos, o evento conseguiu reunir uma aliança sem precedentes de diversos clubes temáticos da cultura pop, com estandes e grupos de fãs de obras como Game Of Thrones, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Doctor Who, Star Wars e outros.

Quem preferir também pode assistir a uma série de palestras relacionadas ao universo dos jogos e o seu papel na sociedade. Entre elas estão: “O RPG como ferramenta pedagógica na sala de aula: resultados de um grupo de pesquisa acadêmico”, ministrada pelo doutor em educação pela PUCRJ Carlos Alberto Machado; “Doctor Who e a Tolerância”, que tem como palestrante Juliano Yamada, entre outras.

Glossário

Saiba o que significam alguns dos termos que fazem parte do universo
dos jogadores de RPG:

D-20

Nada mais é do que um dado. Mas não aquele que todos conhecem. Trata-se de um dado de vinte faces, usado para determinar a intensidade dos danos e a assertividade dos personagens.

Quests

Assim são chamadas as missões dadas aos jogadores que participam das aventuras. Como em outros jogos, cumprir com essas missões é determinante para definir quem irá se sagrar como vencedor das partidas.

D&D

Sigla que designa Dungeons and Dragons, um dos pioneiros e mais populares sistemas de RPG de mesa. Criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Amerson, surgiu inicialmente como complemento para outro jogo de peças de miniaturas. Mais tarde, foi adaptado com sucesso para os videogames.

Mestres

Como são denominados os jogadores responsáveis por conduzir a história. Cabe a eles propor desafios aos demais participantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]