Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Caderno G
  3. 20 mil pessoas acompanham o desfile das escolas de samba de Curitiba

Carnaval de Curitiba

20 mil pessoas acompanham o desfile das escolas de samba de Curitiba

Escolas apostaram nas coreografias, alegorias elaboradas e até em performances de circo

  • Mariana Scoz, Fernanda Leitóles, Gladson Angeli
  • Atualizado em às
Detalhe de uma das alas da Acadêmicos da Realeza |
Detalhe de uma das alas da Acadêmicos da Realeza
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

20 mil pessoas acompanham o desfile das escolas de samba de Curitiba

Aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam o desfile de carnaval das escolas de samba de Curitiba, na Avenida Cândido de Abreu, ontem (18) à noite. O desfile das escolas do grupo A começou às 22h30 e acabou por volta de 3h30 da manhã. Cinco escolas se apresentaram e encantaram a plateia.

FOTOS: Confira as imagens do carnaval de Curitiba

FICHA TÉCNICA: Confira as informações técnicas das escolas

A primeira a entrar na avenida foi a escola Os Internautas, em seu primeiro ano no Grupo Especial. Já na entrada, princesas que se transformavam em bruxas traziam o tom das histórias de criança celebradas pelo tema Brincadeiras de Infância. O ponto alto da apresentação foi um grupo de jovens que fizeram diversas acrobacias, como piruetas e saltos, e chamaram a atenção do público.

Às 23h30 foi a vez da Leões da Mocidade fazer sua apresentação na passarela. O enredo “Vem dançar comigo” trouxe as mais diferentes danças à avenida. O momento que mais animou os espectadores foi algumas danças com guarda-chuvas, que lembravam o frevo.

Falando sobre sedução e chocolate, a Acadêmicos da Realeza fez sua aparição na avenida às 00h30. Grande campeã desde que o Carnaval chegou a Cândido de Abreu – foi tricampeã em 2008, 2009 e 2010 --, chamou à atenção com a sua bateria e com uma passista em cima de pernas de pau. Mas a pequena Katherine Peretti, de 7 anos, foi o destaque da escola. Sem parar um minuto, a menina mostrou que tem samba no pé. “O que eu mais gosto no carnaval é dançar e sambar”, contou.

A segunda colocada do ano passado, Embaixadores da Alegria, fez uma homenagem ao próprio Carnaval curitibano. Mostrando as origens da festa na capital, trouxe nomes como Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, fundador da primeira escola de samba de Curitiba, para a avenida. Além disso, fez uma homenagem ao jornalista e crítico musical Aramis Millarch.

A grande vencedora do Carnaval de 2011 chegou fazendo o que prometia o seu samba enredo: colorindo a passarela de azul. Uma das mais tradicionais escolas da cidade, a Mocidade Azul comemorou os seus 40 anos em plena avenida com todos os seus integrantes usando as cores da escola. A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns – que morreu em 2010 – também foi homenageada e parte da sua família pode ser vista nas arquibancadas torcendo pela escola. O vice-governador e sobrinho de Zilda, Flávio Arns, também estava presente.

Apuração

A vencedora do Carnaval 2012 será conhecida neste domingo, durante a apuração no Memorial de Curitiba. A apuração, que começa a ser preparada às 14h, também definirá qual escola do Grupo de Acesso – Unidos de Pinhais ou Unidos do Bairro Alto -- chegará ao Grupo A.

Nenhuma escola do Grupo Especial será rebaixada, a não ser que não tenha cumprido as regras ou que tenha nota menor que sete. Caso nenhum desses problemas aconteça, o Carnaval curitibano terá seis escolas em 2013.

Vinte jurados serão responsáveis por atribuir as notas às escolas. Serão dez quesitos e cada um terá a avaliação de duas pessoas. Os jurados vão dar notas para bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas.

Voltar

Voltar

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE