• Carregando...
Novos originais do escultor João Turin virão a público em breve | Divulgação/Seec
Novos originais do escultor João Turin virão a público em breve| Foto: Divulgação/Seec

O acervo de João Turin (1878-1949), considerado o precursor da escultura no Paraná, ganhou novo proprietário, o empresário curitibano Samuel Ferrari Lago, que pretende ampliar a coleção com obras inéditas. Isso será possível porque o escultor deixou matrizes originais feitas em gesso, o que possibilita a fundição de novas peças em bronze. Mesmo após a negociação, as obras expostas hoje na Casa João Turin continuam no espaço para apreciação pelo público.

Tombado neste ano pelo Patrimônio Histórico do Estado, o acervo possui 360 peças em gesso, 176 pinturas, além de fotos, cartas, estudos e esboços, antes pertencentes ao sobrinho do artista, Jiomar Turin. Segundo Ferrari, que negociou por três anos com os herdeiros, o objetivo é fazer com que a obra do artista seja mais difundida no Brasil e no exterior. Já existem negociações com galerias estrangeiras para receber os novos originais depois de prontos. "Existem conversas, mas ainda não há nada fechado", afirmou o empresário, que se diz "muito fã" da obra de Turin.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Seec), as matrizes ficaram por 22 anos (desde 1989) sob os cuidados da secretaria na Casa João Turin. Essas peças serão as únicas levadas pelos novos donos (ainda sem data definida) para um acervo técnico particular que contará com uma equipe de especialistas, além de consultoria de outro escultor paranaense: Elvo Damos. Ferrari informou que, no momento, ele e a equipe estudam a possibilidade de realizar a fundição em bronze aqui ou na Itália. "Isso não está definido, mas a opção por fazer no exterior seria por conta da tradição no segmento."

Entre os novos originais que serão produzidos, alguns serão doados para a Casa João Turin. Ferrari informou que, com as matrizes, pretende-se fazer séries de seis obras. Desse conjunto, uma iria para o museu. O fato de as obras de arte do escultor serem mais divulgadas lá fora, diz o empresário, será um chamariz para que as pessoas visitem a Casa. "Não tenho dúvida de que isso ajudará. As obras de Turin são de grande valor artístico e cultural", salienta Ferrari.

Biografia

João Turin nasceu em 1878 em Porto de Cima, no município de Morretes. Começou seus estudos na área de arte em 1896, na Escola de Artes e Ofícios de Antônio Mariano de Lima, em Curitiba, onde passou a estudar pintura e escultura. Foi por meio da escola que Turin, junto com o também escultor paranaense Zaco Paraná, recebeu um subsídio do estado para cursar uma especialização em escultura na Real Academia de Belas-Artes, em Bruxelas, na Bélgica. Foram alunos de Charles van der Stappen, considerado um mestre da arte estatuária. Quando retornou ao Brasil, em novembro de 1922, Turin expôs no Rio de Janeiro a estátua de Tiradentes, trabalho feito em Paris no mesmo ano, e que foi bem recebido pela crítica francesa. O escultor morreu em Curitiba, quando ainda estava em plena atividade, em julho de 1949, aos 70 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]